Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 21 de Agosto de 2020, 09:15 - A | A

Sexta-feira, 21 de Agosto de 2020, 09h:15 - A | A

Prevenção

Depressão já atinge no Brasil mais de 12 milhões de pessoas

Agosto Verde: Campanha de enfrentamento da depressão

Laryssa Maier
Capital News

 

Divulgação / Rádio ALEMS

Depressão já atinge no Brasil mais de 12 milhões de pessoas

Psiquiatra Rodrigo Abdo

Nesta sexta-feira (21) ná Rádio Assembleia, o programa Vida Saudável entrevista o psiquiatra Rodrigo Abdo. Durante a entrevista abordaram assuntos como  depressão que já atinge no Brasil mais de 12 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).  Com objetivo de conscientizar a população acerca da doença que é considerada o “Mal do Século”, a Asssembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) instituiu a campanha “Agosto Verde”, por meio da Lei 5.088/2017, de autoria dos deputados Paulo Corrêa (PSDB) e Pedro Kemp (PT) e dos então deputados Paulo Siufi (PMDB), George Takimoto (PDT) e Antonieta Amorim (PMDB).

 

De acordo com a assessoria, para o psiquiatra Rodrigo Abdo, ações como a da Casa de Leis são de grande valia, pois ajuda a conscientizar a população. Conforme o especialista, há 30 anos a depressão tem sido uma das doenças mais temidas, e que o indivíduo possui 20% de ter durante a vida. “É importante ressaltar que 40% das pessoas terão a primeira crise de depressão antes dos 20 anos, por isso é preciso que se tenha uma atenção especial com saúde mental infantil. Muitos adultos com depressão iniciaram os quadros depressivos ainda quando criança ou adolescente”, explicou o psiquiatra.

 

Rodrigo Abdo recomenda, caso a pessoa esteja com algum sofrimento psíquico e os sintomas persistam por mais de uma semana, procurar um especialista para que seja feito um diagnóstico precoce, que pode contribuir muito, evitando o progresso da doença.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS