Campo Grande Quinta-feira, 30 de Maio de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2008, 08:48 - A | A

Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2008, 08h:48 - A | A

Defesa Civil recebe doações para SC até sexta-feira

Da redação (LM)

A Defesa Civil do Estado esta em prontidão para socorrer as vítimas das enchentes de Santa Catarina. As enxurradas e deslizamentos deixaram mais de 52 mil desabrigados e 67 mortos. Desde o último dia 25 acontece uma campanha de arrecadação de alimentos e roupas para socorrer os catarinenses. Até o dia 5, os sul-mato-grossenses podem contribuir com a coordenadoria da Defesa Civil, responsável pela campanha em prol das vítimas das enchentes. Todas unidades do corpo de bombeiros funcionarão como pontos de arrecadação, 24 horas por dia, para estocar alimentos, roupas, além de produtos de higiene e limpeza que, serão encaminhados às vítimas.

Há também um helicóptero de prontidão para auxiliar qualquer emergência. De acordo com o major Hudson Faria de Oliveira (na foto, no centro), secretário executivo da Defesa Civil, não há como prevenir fenômenos naturais. Apesar do estado de alerta, os catarinenses foram surpreendidos pelas chuvas, e por isso o que se faz necessário é o socorro imediato às pessoas. Depois virá a fase de assistência, na qual precisará de bombeiros e voluntários para ajudar na limpeza das encostas e barrancos. “Mato Grosso do Sul está preparado para socorrer no que for possível, para isso há pessoal preparado para compor uma força tarefa, se preciso for”, enfatizou.

Na praça Ary Coelho, foi instalado um ponto de arrecadação. Os produtos mais urgentes são: alimentos não perecíveis, roupas, calçados, material de limpeza e de higiene pessoal e cobertores. A população pode contar ainda com o número 199 e falar com o coordenador da campanha para buscar as doações feitas por voluntários que mobilizaram a comunidade onde vivem.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), também se mobilizou e já enviou remédios, via Defesa Civil Nacional, para Santa Catarina. São inúmeros kits com seringas, luvas, soro fisiológico, gase, equipo e outros materiais de primeiros socorros.

O executivo está atento e solidário com o povo catarinense e conta com o apoio da população sul-mato-grossense, no sentido de contribuir doando, além do necessário, como brinquedos para distrair as crianças e adolescentes traumatizados pela situação de calamidade em que se encontram. É importante guardar o número da Defesa Civil: 199. (Notícias MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS