Campo Grande Sábado, 18 de Maio de 2024



Cotidiano Terça-feira, 09 de Dezembro de 2008, 19:08 - A | A

Terça-feira, 09 de Dezembro de 2008, 19h:08 - A | A

CRAS constrói novo viveiro para abrigar aves

Da Redação (JG)

O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) está construindo um novo viveiro para abrigar aves. O recinto de 4 metros de altura e 10 de comprimento, servirá de área de treinamento de vôo para aves que estão preparadas para soltura, mas que precisam reaprender a voar. O novo local deve abrigar até 50 pássaros.

De acordo com o biólogo Élson Borges, o viveiro deve ficar pronto ainda este mês porque há necessidade de espaço para acolher o grande número de aves apreendidas que chegam. Atualmente, existem cerca de mil e trezentos pássaros, de várias espécies como tucano, canário, papagaio e aves pequenas, distribuídos entre dez recintos.

Ainda segundo Élson, a necessidade de ampliação do número de viveiros é um fato que despertou o interesse de parceiros como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), que deve construir mais recintos para treinamento de vôo e também para abrigar animais que não voltarão ao habitat natural. No próximo dia 15 o Ibama deve abrir pregão para licitar as empresas que construirão os novos viveiros.

A estadia em um viveiro depende das condições físicas de cada ave. “Algumas se recuperam mais rápido e ficam poucos dias reaprendendo a voar, outras precisam de até dois anos para alçar vôo novamente. Tudo depende das seqüelas causadas pelos traficantes de animais que, transportam os pássaros sem a mínima preocupação com a integridade dos animais,” conclui o biólogo. (Notícias MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS