Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, irá transferir nesta quarta-feira (9), quatro pacientes que estão internados com Covid-19, em unidades de saúde de Dourados, para o Estado de São Paulo. Com isso, MS soma 25 pacientes transferidos para unidades de saúde em outros estados.
Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende destacou a importância da ajuda humanitária oferecida pelo Governo de São Paulo. “Seremos eternamente gratos com São Paulo, assim como Rondônia, por essa ajuda tão importante neste momento crítico que Mato Grosso do Sul está enfrentando”, enfatizou via assessoria.
Conforme a SES, as famílias deram autorização para a transferência e o translado de Dourados até a Base Aérea de Campo Grande foi feito por meio de ambulâncias. Por volta das 16h o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou rumo ao município de São Bernardo do Campo (SP).
O Governo do Estado por meio da Central Estadual de Regulação está estudando a viabilidade de transferir novos pacientes. De acordo com a assessoria, o estado planeja a transferência de pacientes para o Estado do Amazonas.
Nas últimas semanas nove pacientes foram transferidos para o Estado de Rondônia, sete de Dourados, um de Bonito e outro de Itaquiraí, que estava internado no município de Eldorado. No último domingo (6), foram cinco pacientes, 2 de Campo Grande e 3 de Maracaju, encaminhados para São Paulo. Na segunda-feira (7), dois pacientes de São Gabriel do Oeste foram para São Paulo e na terça-feira (8) três pacientes de Campo Grande e dois pacientes de São Gabriel do Oeste também foram encaminhados para São Paulo.
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde, três pacientes internados em outros Estados vieram a óbito. Na segunda-feira (7), a paciente de 52 anos do município de Dourados faleceu em Porto Velho (RO). A paciente integrava o grupo de nove pacientes encaminhados à capital rondoniense na última sexta-feira (4).
Na terça-feira (8), a SES confirmou o óbito de um homem de 53 anos, residente do município de Maracaju, a vítima que integrava o grupo de cinco pacientes transferidos para a capital paulista no último domingo (6), morreu no Hospital Geral Vila Penteado, em São Paulo.
A terceira vítima foi um homem de 66 anos que também integrava o grupo de cinco pacientes transferidos na terça-feira, para o Estado de São Paulo. Segundo a SES, o paciente era morador de Campo Grande e estava internado na UPA Leblon quando foi transferido ao Hospital Geral Vila Penteado na capital paulista.