Na última semana, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) instaurou representação ética contra ações publicitárias de bebida alcóolica especificamente nas redes sociais. Com o isolamento social, cantores substituíram os shows ao vivo pelas lives e, nessas apresentações, usam e abusam da cerveja.
Gustavo Lima e a AMBEV foram advertidos pelo órgão regulatório, que interpretou que o cantor e a empresa estão incentivando o consumo de álcool por parte dos jovens e adolescentes - grande parte do público das lives nos botecos virtuais.
Renata Brasil Araujo, presidente da Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e Outras Drogas (ABEAD), elogia a iniciativa do CONAR. “Notamos no Brasil uma grande exposição de jovens e adultos a conteúdos publicitários relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas, que aparecem nos programas de televisão, filmes, videoclipes e redes sociais. Especialmente nas lives, os artistas fazem consumo excessivo de álcool, promovendo uma propaganda ostensiva deste tipo de produto. Vale lembrar que essas lives são acompanhadas por milhares de crianças e adolescentes”, alerta.
A presidente da ABEAD acrescenta que a indústria do álcool está aproveitando este momento de fragilidade emocional da população, causado pela necessidade do isolamento social, para aumentar a venda do produto. “As indústrias não estão levando em conta os cuidados preconizados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas, colocando a saúde física e mental da nossa população em risco”, afirma.