Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 09 de Março de 2022, 16:11 - A | A

Quarta-feira, 09 de Março de 2022, 16h:11 - A | A

Covid em Queda

CDL quer o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras

Entidade aponta queda dos números da covid e decisão já tomada em outras capitais

Rogério Vidmantas
Capital News

Fernando Frazão/Agência Brasil

Na Câmara, especialistas defendem uso de máscaras mesmo com vacinação

Uso de máscaras está sendo discutido em diversas Capitais

A discussão sobre o uso da máscara de proteção ganhou corpo com a queda dos números da pandemia da covid-19 no Brasil. No Rio de Janeiro, o governo estadual derrubou essa obrigatoriedade em todos os ambientes. Em São Paulo, em ambientes abertos e sem aglomerações também não é mais obrigatória.

 

Na Capital, o assunto está sendo discutido e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL-CG) foram convidados e a posição da entidade é claro pelo fim da obrigatoriedade.

 

O presidente da CDL-CG, Adelaido Vila, pontua que grandes centros estão optando por deixar de obrigar o uso desse acessório. "Capitais como o Rio de Janeiro e São Paulo já estão deixando de obrigar o uso das máscaras em ambientes fechados, seguindo uma tendência mundial. Campo Grande foi uma das primeiras a tomar medidas extremas, como o fechamento das empresas por quinze dias, lá em 2020, no início da pandemia, por isso, entendemos que já podemos dar esse novo passo”.

 

Além disso, até mesmo os infectologistas já preveem o fim da pandemia, lembrou Adelaido ao citar que o infectologista da Fiocruz, Julio Croda, deu entrevista ao jornal O Globo, em fevereiro deste ano, afirmando que em breve, será possível relaxar o uso de máscaras. "Eu diria que estamos caminhando para o fim da pandemia e vamos entrar numa fase endêmica, com períodos sazonais epidêmicos, como já acontece com a gripe e a dengue, por exemplo", explicou Croda ao O Globo.

 

O presidente da CDL-CG também argumentou que com o avanço da vacinação, as pessoas estão mais protegidas. “De acordo com as informações da Prefeitura, mais de 73% da população campo-grandense já recebeu a 2ª dose ou a dose única, o que nos deixa numa posição confortável em relação a deixar de obrigar o uso da máscara em ambientes fechados”.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS