Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025


Cotidiano Quarta-feira, 05 de Maio de 2010, 17:25 - A | A

Quarta-feira, 05 de Maio de 2010, 17h:25 - A | A

DOF será modelo para policiamento de fronteira em 11 estados

Jefferson Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, se reuniu esta tarde no auditório da Infraero com os representantes de segurança dos 11 estados fronteiriços que integram a cúpula do Policiamento Especializado de Fronteira (Pefron). A comitiva veio até a Capital para se reunir com o secretário, seguindo depois para o município de Dourados, onde realizam uma inspeção à sede do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) que servirá de modelo para as regiões que não possuem policiamento específico de fronteiro, já que apenas Mato Grosso do Sul e Mato Grosso são englobados pelo DOF.

O encontro com os 33 especialistas das polícias militares, civis e peritos criminais dos estados fronteiriços tem como objetivo a padronização dos procedimentos operacionais de fronteira, sem interferir nas ações de cada região, possibilitando uma atuação mais rápida e eficiente.

De acordo com o secretário de segurança, Wantuir Jacini, com a visita até a sede do DOF, em Dourados, o departamento receberá investimentos para a ampliação de suas estruturas. “O projeto do Pefron já estava em estudo desde 2008. Com a visita técnica dos 11 representantes teremos investimentos para as construção da sede do DOF e uma base para o Pefron, além da aquisição de aeronaves para auxiliar no policiamento de fronteira” disse o secretário.

Segundo o secretário, os 23 anos de existência do DOF servirão como base para a padronização da segurança das fronteiras. O secretário também deu destaque às operações de segurança como a Operação Sentinela.

Clique na imagem para acessar a galeria

Coronel Joel informou que o efetivo do DOF é satisfatória entre a faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia
Foto: Edemir Rodrigues/Notícias MS

Para o comandante do DOF, o coronel Joel Martins dos Santos, os novos investimentos ajudarão na padronização da segurança de fronteira possibilitando uma ação mais rápida da polícia. “O Ministério da Justiça está voltando as atenções para as regiões de fronteira, dessa forma é importante que o DOF receba investimentos em sua estrutura para que o próprio Pefron funcione adequadamente. Temos em projeto a aquisição de uma aeronave para o departamento, mas a prioridade são as reformas na sede em Dourados” disse o comandante.

Os estados que estão dentro o plano do Pefron são Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Amazonas, Amapá, Pará e Acre.


Por Jefferson Gonçalves - (www.capitalnews.com.br)
 

 

 Veja também:

 05/05/2010 - 17:40
  André cobra ação do governo Federal para resolver circulação de brasiguaios em MS

 

 30/04/2010 - 15:16
  Brasiguaios chegam aos montes em MS e causam problemas

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS