Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 15 de Setembro de 2025


Cotidiano Quinta-feira, 29 de Abril de 2010, 14:53 - A | A

Quinta-feira, 29 de Abril de 2010, 14h:53 - A | A

Projeto deve facilitar legalização dos \"brasiguaios\"

Marcelo Eduardo - Capital News

A Organização Internacional para a Migração (IOM), na sigla em inglês, se mostra favorável à legalização de brasileiros que vivem no Paraguai.

Conforme divulgado nesta quinta-feira (29) pela Agência Brasil, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, junto com a IOM preparam para os próximos dias um projeto piloto para regularizar os imigrantes brasileiros que vivem em território paraguaio – os chamados brasiguaios.

Estimativas do Itamaraty indicam de 80 mil a 150 mil brasileiros moram no país vizinho. Os números para a IOM são mais altos, de 150 mil a 250 mil, alguns ilegais e outros como proprietários de terras.
Só em Pedro Juan Caballero (na fronteira com Ponta Porã), de acordo com a IOM, em 9dias foram regularizados e fornecidos documentos para 1.246 imigrantes brasileiros.

“A IOM deslocou observadores, supervisores e especialistas do setor de imigração para acompanhar o processo inicial. Segundo a entidade, o objetivo é aumentar a confiança e dar condições para oferecer informações à população migrante”, conta a Agência.

A primeira etapa das negociações, ainda conforme a Abr, foi iniciada em dezembro, na cidade paraguaia de Santa Rita, no departamento de Alto Paraná. “Só nesta fase houve apoio para a regularização de 1.126 migrantes. Em abril deve começar outra etapa, desta vez na cidade de Katueté, no departamento de Canindeyú, a cerca de 350 km da capital, Assunção”.

Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS