Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 02 de Maio de 2025


Meio Ambiente Terça-feira, 01 de Dezembro de 2009, 15:01 - A | A

Terça-feira, 01 de Dezembro de 2009, 15h:01 - A | A

Teruel apresenta resolução que comprovaria que ZEE é \"inconstitucional\"

Marcelo Eduardo - Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O deputado Pedro Teruel (PT), que não concorda com a aprovação do ZEE-MS (Zoneamento Ecológico Econômico de Mato Grosso do Sul) da forma como está, apresentou uma resolução do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), emitida em 1985, como argumento de que a proposta enviada pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa é “inconstitucional”.

“Além do decreto federal, tem essa resolução”, afirmou. "Então, tudo que se discute aqui sobre o ZEE é inconstitucional", complementa.

“O texto é claro, não é permitido criar usina lá na BAP [Bacia do Alto Pantanal].

Porém, Teruel enfatiza que o ZEE-MS é um “bom projeto”. “Fora isso [a permissão para construção de usinas sucroalcooleiras e plantação de cana, segundo ele] é um projeto bom sim. O Pantanal e a BAP precisam de uma legislação que deixe isso claro; o que pode e o que não pode. Mesmo com a resolução, há riscos. Porque ela proíbe usina, mas deixa aberto para um monte de outras coisas, e o ZEE-MS vem para delimitar isso – mas, a parte de líber usina e plantação ‘tá’ errada, [ratifica]. Do jeito que está [conforme a lei que está em vigor [não o ZEE-MS], pode todo o resto, se quiserem colocar uma fabrica de cimentos para poluir lá, pode porque não está especificado que não pode. É como se você tivesse dez janelas e dez cadeados, mas colocasse os dez cadeados numa só.”

O ZEE-MS foi aprovado pelo plenário em primeira votação na sessão desta terça-feira, 1º, sob protestos dos petistas, que falaram em entrar na Justiça para proibir o vigor da lei.

Veja o texto que traz as decisões do Conamana íntegra


“RESOLUÇÃO CONAMA Nº 001, de 5 de março de 1985

O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA, no uso das atribuições que lhe confere o item III, do artigo 71, de seu Regimento Interno, RESOLVE:
Determinar que a Secretaria Especial do Meio Ambiente e os órgãos estaduais do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, responsáveis pelo meio ambiente, suspendam a concessão de licença para a implantação de novas destilarias de álcool nas bacias hidrográficas localizadas no Pantanal Matogrossense, até que o plenário do Conselho Nacional do Meio Ambiente se posicione conclusivamente sobre o assunto.”

Clique na imagem para acessar a galeria

Parlamentar mostra a repórter do Capital News documentação que comprovaria inconstitucionalidade
Foto: Deurico/Capital News

Sobre o ZEE-MS

Conforme o engenheiro Sérgio Yonamine, responsável técnico pelo ZEE-MS, o projeto permite que a plantação de cana seja aumentada em todo o Estado no dobro da atual. O engenheiro e sua equipe dividiram o Estado em oito zonas (partes). A destinada à implantação de usinas e produção sucroalcooleira salta de 0,8 milhões de hectares para 1,7 milhões de hectares. Ele esteve em audiência pública na semana passada, na Assembleia, à noite.

As demais zonas seriam: Pantanal, 8,8 milhões de hectares; Áreas de Proteção Ambiental, 6,72 milhões de hectares; Silvicultura, 1 milhão de hectares; Pecuária, 12 milhões de hectares; Agricultura, 4,3 milhões de hectares; Perímetro Urbano (área urbana de todas as cidades somadas), 0,5 milhão; e Possível expansão para atividades diversas, 0,68 milhões de hectares.

Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

   ZEE: Não existe lei federal que trata sobre o tema, diz Youssif

   ZEE-MS é aprovado em primeira votação em plenário, sob protesto dos deputados petistas

 

   Projetos polêmicos devem esquentar últimas sessões do ano na Assembleia Legislativa

   Audiência busca concordância sobre novo Código Ambiental e respeito às particularidades dos Estados

   André afirma que foi tapeado pelo governo federal em relação ao ZEE

   Marina diz ser contra plantar cana no Pantanal e na BAP

   Paulo Corrêa diz que não votação do ZEE do Estado impede crescimento de municípios

   Lei do ICMS só em 2010, pensa Jerson Domingos

   Governador desmente deputado Youssif sobre ZEE

   Tramitação do Projeto do ZEE continua suspenso na AL

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS