Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 17 de Agosto de 2026


Marco Eusébio Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2015, 07:03 - A | A

Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2015, 07h:03 - A | A

Marco Eusébio

A maldição do petróleo

Da coluna Entrelinhas da Notícia

Marco Eusébio
Artigo de responsabilidade do autor

Ricardo Stuckert/PR Arquivo Reprodução

A maldição do petróleo

Gabrielli e Lula: e a Petrobras virou arma eleitoral

Do Ancelmo Gois em blog no O Globo:

"A 'maldição do petróleo' foi bem traduzida na frase de Celso Furtado (1920-2004) sobre a Venezuela, em 1957:

– 'Nada é mais perigoso para um país pobre que uma chuva de dinheiro.'

Pezão e alguns prefeitos não são as únicas vítimas desta feitiçaria. Lula também.

Desde que assumiu, em 2003, procurou satanizar o passado da Petrobras — fruto de uma bela história de luta política e gerida, quase sempre, por técnicos competentes e honrados.

O surgimento da indústria de máquinas aqui deve-se muito à construção das refinarias da estatal. Com a ajuda do baiano - terra de grandes marqueteiros - Gabrielli (foto acima), o PT usou a Petrobras como arma eleitoral.

Hoje, a Petrobras é a petrolífera que mais deve no mundo, cerca de R$ 500 bilhões, e palco do maior escândalo de corrupção conhecido desde os primeiros usos do petróleo, em 4.000 a.C.

É pena."

 

 

Leia a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS