Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Educação e Carreira Sábado, 26 de Março de 2022, 12:32 - A | A

Sábado, 26 de Março de 2022, 12h:32 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Pandemia impulsiona número de inscritos em concursos públicos

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Com o retorno gradual pós-Covid-19, os editais de concursos públicos retomam, e podem ser uma grande oportunidade profissional e financeira

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

A pandemia do Covid-19 trouxe muitas incertezas para o mundo, não somente do ponto de vista da saúde, mas também nas questões econômicas, principalmente as voltadas para o mercado de trabalho. No Brasil, afetou também a realização de concursos públicos com editais abertos e a serem divulgados, porém, com a retomada gradual das atividades, em razão do programa de vacinação, pode-se observar que as pessoas voltam a se preparar para as provas.

 

Conquistar uma vaga no setor público através de concurso é muito vantajoso para um profissional, em razão da maior estabilidade e do ganho salarial, entre outras razões. Portanto, para aqueles que almejam essa segurança, vale a pena preparar-se para participar desses certames, já que a concorrência sempre é bem alta. Para tanto, o candidato precisa planejar-se para estudar com antecedência e conquistar as melhores colocações nas provas.

 

Outro dado importante é estar sempre conectado na abertura dos editais divulgados  na internet ou por outros meios de comunicação, para que possa inscrever-se naqueles que mais atendem seu perfil. Além de focar no estudo das disciplinas exigidas para a prova, deve acompanhar os assuntos da atualidade, mesmo que não estejam descritos nos editais, para que obtenha uma maior visão de mundo e consiga entender alguma questão proposta, ou até mesmo desenvolver um tema, caso seja solicitada uma redação. Sugeri-se incluir nos estudos a prática de fazer as provas anteriores do concurso proposto ou até de outros, visto que muitas vezes a temática é semelhante.

 

O Governo Federal publicou recentemente a sua previsão orçamentária anual, e destacou oferecer mais de 40 mil vagas nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário,  na Defensoria Pública da União, no Ministério Público da União e no Conselho Nacional do Ministério Público, ou seja, uma excelente oportunidade para todas as pessoas que buscam a carreira pública.

 

Assim como o Governo Federal, os Governos Estaduais e Municipais promovem a abertura de editais para preenchimento ou reservas de vagas para quadro de servidores, e um exemplo é o concurso Polícia Penal DF. Para tanto, é necessário verificar os prazos de inscrição e das provas. Peça também a compreensão dos familiares e amigos, visto precisar dedicar-se aos estudos. Observe a matéria a ser estudada e monte um plano de estudo. Tenha calma no dia da prova, e inicie a prova pelas questões que considera mais fáceis, evitando chutar respostas. Depois, só aguarde o resultado da prova, sua classificação, e reflita que a pandemia trouxe também uma mudança positiva para sua vida financeira e profissional.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS