Sábado, 20 de Abril de 2024


Educação e Carreira Sábado, 17 de Outubro de 2020, 12:32 - A | A

Sábado, 17 de Outubro de 2020, 12h:32 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Investimento em mineração no Brasil deve atingir US$ 40 bilhões; veja carreiras na área

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Crescimento do setor deve impulsionar contratações em diversos setores da economia que atendem a mineração

Divulgação

ColunaEducaçãoECarreira

Uma das grandes bandeiras do governo, a mineração deve continuar crescendo no Brasil pelos próximos anos, principalmente após novo programa que prevê a mineração em diversos lugares do país, incluindo reservas indígenas.

Os investimentos previstos para a área devem atingir cerca de US$ 40 bilhões entre os próximos quatro ou cinco anos, de acordo com informações divulgadas pelo Conselho do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Segundo Wilson Brumer, presidente do Ibram, o Brasil possui um grande potencial na área e poderá trazer grandes retornos com esses investimentos.

Além do investimento na produção e exploração de novas áreas, uma parte desse montante deverá incluir a expansão e a gestão de barragens, para garantir a segurança dessas regiões. Nos últimos anos o setor tem recebido cada vez mais investimento do órgão governamental.

Investimento deverá ampliar oportunidades em diversas áreas
Assim como a mineração deverá crescer nos próximos anos, áreas correlatas também deverão sentir um crescimento. Inicialmente, as empresas que produzem equipamentos para mineração já sentirão uma aceleração nas vendas, com cada vez mais oportunidades de negócios.

A venda de escavadores e peneiras vibratórias, por exemplo, está na lista de materiais que poderão ser mais buscados por especialistas da área de mineração, o que ampliará as oportunidades para vendedores e na produção desses equipamentos.

Após um período com desemprego recorde, as contratações animam quem busca por mais oportunidades para voltar ao mercado de trabalho.

Outras áreas que poderão ter mais contratações estão relacionadas com a engenharia, principalmente voltadas a tecnologias que tornem o processo de exploração da superfície terrestre em uma atividade mais responsável com o meio ambiente. Afinal, produções mais limpas devem ser o compromisso do setor que tradicionalmente produz muitos rejeitos.

A segurança das barragens também é uma área com previsão de crescimento, uma vez que os últimos acidentes acenderam a necessidade de cuidados com o descarte de rejeitos.

Capacitação é requisito obrigatório para a contratação
Após o período de pandemia, a mineração deverá concentrar um grande número de vagas para quem busca uma recolocação no mercado.

Como um setor de muita tradição na economia brasileira, a mineração exige uma boa capacitação dos candidatos às vagas do setor. Por isso, é essencial que as pessoas estejam por dentro das novidades, assim como entendendo o funcionamento do setor no país.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS