Campo Grande/MS, Terça-Feira, 11 de Agosto de 2020 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Domingo, 01 de Dezembro de 2019, 10h:31
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

Dicas para se sair melhor em questões de matemática

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Se você tem dificuldades no momento de fazer contas ou resolver outros problemas matemáticos, temos algumas dicas úteis!

Divulgação

ColunaEducaçãoECarreira

Todo mundo tem suas matérias preferidas, ou pelo menos aquelas que consegue ter um domínio maior. Conforme mais abstrata vai ficando a matemática, é comum que as pessoas vão diminuindo seu interesse pela disciplina, e, até mesmo aqueles que sempre tiveram boas notas, acabam se confundindo e deixando de gostar dos números.

Quando chega o momento de escolher uma profissão, algumas pessoas chegam a escolher os cursos com a “menor quantidade de matemática possível”. Porém, a matemática não existe apenas na educação e pode ser exigida em diversos momentos da sua vida -- de uma entrevista de emprego a um concurso público.

Se você está no grupo de pessoas que gostaria de ter um desempenho melhor em matemática, separamos algumas dicas para você se aperfeiçoar e se destacar nessa área.

Prática é essencial
Ainda que exista muita teoria por trás da matemática, a melhor maneira de aprender é fazendo. Por isso, principalmente para as pessoas que já possuem alguma dificuldade, é importante se preparar para fazer vários exercícios e aplicar esses conhecimentos em diferentes exemplos, para que o conteúdo seja aprendido.

Nesse quesito, lições em sala de aula e em casa são essenciais. Em sala de aula, você conta com o apoio de professores e outros colegas de turma para te ajudar. Em casa, quando estiver sozinho, você poderá experimentar se realmente está dominando o assunto, além de anotar suas dúvidas para esclarecê-las em uma próxima aula.

Veja outros exemplos
Hoje, é possível encontrar videoaulas em diversos canais. Seja através de um smartphone ou de um notebook, você tem acesso a outras formas de aprender, com diferentes professores e exemplos. Se a explicação que você viu em algum livro ou durante a aula não foi o suficiente, procure esses vídeos!

Além dos vídeos, há vários sites e blogs que tentam esmiuçar o assunto de variadas formas -- por textos, infográficos ou pelo passo a passo na hora de fazer as contas. Não deixe de usar todas essas ferramentas que estão à sua disposição gratuitamente.

Melhore a sua leitura
Muitas vezes, o maior problema na matemática é não compreender o que está sendo pedido em cada exercício. Ou seja, a interdisciplinaridade das questões pode ser um dos fatores mais complexos para quem não está acostumado ou bem treinado.

Por isso, exercite também a sua leitura. Quando necessário, faça desenhos e anote os dados separadamente, para que fique mais claro o que você precisa fazer e qual é o melhor caminho para chegar à resposta correta.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix