Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cultura Domingo, 06 de Março de 2022, 11:58 - A | A

Domingo, 06 de Março de 2022, 11h:58 - A | A

Coluna Cultura

Euphoria: tudo o que você precisa saber sobre o grande sucesso da HBO

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Com uma temática considerada forte e atual, o seriado Euphoria é um dos mais assistidos em todo o mundo

iStock

ColunaCultura

Uma das séries mais destacadas entre os adolescentes nos últimos anos é Euphoria, que teve 8 episódios e mais 2 especiais na exibição da primeira temporada, transmitida em 2019 pela HBO; já a segunda temporada, lançada em 9 de janeiro, também possui 8 episódios. A trama é um remake de um seriado lançado em 2012, em Israel, com o enredo ambientado na década de 1990. A história está baseado em um grupo de adolescentes que frequentam o ensino médio, e eles acreditam que precisam aprender sobre a vida e experimentar diversas situações, como drogas, sexo, traumas e mídias sociais, e trata principalmente dos problemas da chamada geração Z.


A protagonista da série é Rue, interpretada pela atriz e cantora Zendaya, uma jovem que é viciada em drogas e que se apaixona por uma nova amiga, Jules (Hunter Schafer). Porém, com a intromissão de Nate (Jacob Elordi), o relacionamento delas se complica. A série apresenta também a história de outras personagens, colegas de classe de Rue e Jules e suas respectivas famílias.

 

O elenco, assim como os personagens da série Euphoria, é de jovens atores, já conhecidos por outros filmes ou seriados, como a Zendaya que interpreta Rue Bennett, jovem viciada em drogas que busca superar seus vícios e entender qual é o seu lugar no mundo; outro destaque é para Hunter Schafer, que faz o papel de uma garota trans que se muda para uma nova cidade e se torna amiga da personagem principal. Outros artistas também se destacam: Maude Apatow, Sydney Sweeney, Jacob Elordi, Barbie Ferreira, Alexa Demie, Algee Smith, Eric Dane e Nika King.

 

A crítica teceu muitos elogios para a primeira temporada, principalmente em relação à  atuação e à temática madura abordada em uma produção voltada para um público mais jovem. Porém houve controvérsias, principalmente relacionadas a cenas de sexo e nudez, assim como de uso de drogas e bebidas alcoólicas por jovens. Vale lembrar que as tramas da série têm base na vida e nas experiências de Sam Levinson, criador da série original israelense, que incluiu sua dificuldade em lidar com a ansiedade, a depressão e o vício em drogas.

 

A série foi indicada para o British Academy Television Award de Melhor Programa Internacional e para o TCA Award de Melhor Série Notável. Já Zendaya ganhou o Emmy e o Satellite Award de Melhor Atriz em Série Dramática. Portanto, vale a pena assisti-la, principalmente enquanto se prepara para os concursos previstos – tenha mais uma opção para relaxar e distrair-se entre uma aula e outra, já que muitas séries e filmes são disponibilizados em canais fechados de televisão.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS