Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 23 de Abril de 2023, 15:44 - A | A

Domingo, 23 de Abril de 2023, 15h:44 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Atemporal e sustentável: como folhas e flores podem ser usadas na decoração da casa

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Entenda como os arranjos fazem total diferença na estética do ambiente

iStock

ColunaCasaEDecoração

Versáteis, charmosas e atraentes, as flores são uma boa escolha para decorar diversos ambientes: consultórios, mesas de jantar, eventos, buquês de noiva e, até mesmo, nossa própria casa. Quando utilizadas corretamente, elas dão cor aos cômodos e os deixam mais frescos, além de torná-los mais harmoniosos e agradáveis.

Isso sem falar do cheiro que exalam, pois são capazes até de nos transmitir sensações: flores de pétalas brancas, por exemplo, nos trazem paz e frescor. Já as pétalas de cores quentes, como rosas, girassóis e tulipas, nos passam alegria e receptividade. E, ainda, temos as flores de tons claros, que nos levam ao sentimento de tranquilidade e equilíbrio.

Presentes em diversos momentos do nosso dia a dia, seja ao olharmos o jardim da cidade, seja em uma declaração amorosa ou na mesa de um jantar importante, as flores tornaram-se um símbolo bem marcante e significativo. Não é à toa que, geralmente, em datas memoráveis, como Dia das Mães e das Mulheres, acompanhada de um chocolate, vai uma rosa para aquela mulher especial que tanto amamos.

Por isso, incorporada até na decoração, elas são recomendadas para qualquer ambiente, mas especialmente para o domiciliar, visto que trazem energias boas para contemplar o espaço. Mas, lembre-se: os arranjos têm de ornar, principalmente, com os móveis e a pintura da casa. Se as paredes de sua residência tiverem cores mais vibrantes e alegres, por exemplo, optar por vasos mais delicados e com tonalidades mais discretas é uma boa sugestão.

Dito isso, separamos algumas dicas para você utilizá-las em sua casa:

●    Salas
Um dos ambientes mais chamativos do local, a sala oferece diversas possibilidades de decoração. Neste caso, por geralmente ser um ambiente de grande circulação, é interessante que os arranjos sejam mais baixos e discretos na mesa de centro, para não atrapalhar o deslocamento e a visão. Já na mesa de jantar, vasos altos e compostos, com uma diversidade de flores, folhas e galhos, são bem-vindos.

●    Banheiro
Decorar seu banheiro com flores oferece vantagens como deixá-lo esteticamente bonito e perfumado. Além disso, as plantas ajudam a reduzir a umidade e equilibram o aroma do cômodo. Violetas e hortênsias são bem recomendadas para o local.

●    Quarto
Ambiente em que geralmente passamos a maior parte das horas, o quarto precisa ter ainda mais a “nossa cara”, com uma decoração que traga conforto e tranquilidade. Por essa razão, plantas com cheiros suaves são as mais recomendadas para esse cômodo, uma vez que, além de ornarem esteticamente, trazem a sensação de serenidade. Apostar nas orquídeas é uma boa estratégia, pois colaboram também para o frescor do lugar.

Todas as flores citadas aqui podem ser facilmente encontradas na floricultura Guarulhos, localizada em Guarulhos (SP). Então, aproveite nossas dicas e não perca tempo para decorar sua casa e deixá-la ainda mais linda e confortável!

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS