Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 02 de Setembro de 2014, 17:09 - A | A

Terça-feira, 02 de Setembro de 2014, 17h:09 - A | A

Fábio Trad defende financiamento público da campanha

Danilo Nery - (www.capitalnews.com.br)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS), criticou o atual sistema de financiamento das campanhas eleitorais, baseado em verbas privadas, durante pronunciamento na Câmara Federal.

Segundo o deputado, esse modelo tem a “motivação criminosa de submeter a política e os políticos ao domínio e aos interesses privados – tanto os teoricamente legais, quanto os de organizações criminosas, que se infiltram e se alastram nas estruturas de Estado, aliciando agentes públicos, ‘arrendando’ mandatos e avassalando instituições”.

Fábio defendeu a mudança na legislação. “Enquanto não se instituir o financiamento público de campanha, o sistema eleitoral brasileiro segue refém de um vício degenerativo que, na prática, privatiza e mercantiliza o mais orgânico instrumento democrático, que são as eleições”, apontou.

O deputado ainda citou dois exemplos e recentes foram sobre os danos que o financiamento privado da campanha eleitoral causa ao País: a condenação de parte da cúpula do PT no julgamento do “mensalão” (Ação Penal 470) pelo Supremo Tribunal Federal e as investigações da CPI do Cachoeira.

Para Fábio, o momento é propício para discutir o tema, visto que do processo eleitoral deste ano podem sair propostas e mandatos comprometidos com a reforma política substancial, incluindo a adoção do financiamento público da campanha.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS