Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Polícia Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014, 14:07 - A | A

Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014, 14h:07 - A | A

Fazendeiro é multado por ação ilegal em MS

Gilson Giordano - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Policiais Militares Ambientais (PMA) de Bonito, realizavam fiscalização preventiva nesta terça-feira (19), à tarde nas propriedades rurais do município de Porto Murtinho e autuaram um proprietário rural por exploração ilegal de madeira de lei (aroeira) e por incêndio.

Na fazenda localizada a 75 km da cidade de Bonito, os policiais encontraram 25 árvores da espécie “aroeira” que haviam sido cortadas na fazenda sem autorização. A madeira foi apreendida.

Em outro local, a PMA encontrou 10 leiras, com diversas árvores queimadas das espécies cedro, ipê, angico e peroba, que o proprietário da fazenda havia derrubado em uma área de 35 hectares e queimado, sem autorização.

Mesmo que tivesse autorização ele não poderia queimar a madeira. Para esconder o crime, o infrator escavou valetas e enterrava as sobras das árvores queimadas.
O fazendeiro, de 53 anos, residente em Maracaju, foi multado em R$ 38.400,00. Ele também responderá por crime ambiental.

Pela extração ilegal da madeira protegida poderá pegar pena de um a dois anos de reclusão. Pelo incêndio na vegetação, poderá pegar de dois a quatro anos de reclusão.

A portaria 83 N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS