Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 21 de Julho de 2014, 12:20 - A | A

Segunda-feira, 21 de Julho de 2014, 12h:20 - A | A

Estocagem de grãos em Maracaju pode chegar a 498 mil toneladas

Alessandra Marimon (Especial para o www.capitalnews.com.br)

As unidades de recebimento e armazenagens de grãos da cooperativa Copasul estão sendo preparadas para receber o milho safrinha, cultivado normalmente após colheita da soja, entre fevereiro e março. A expectativa de estocagem para o milho safrinha é de 498 mil toneladas.

O milho safrinha proporcionou melhoria na renda dos agricultores, já que houve diminuição de custos com máquinas e implementos agrícolas. A cada semestre há uma nova cultura para colheita e comercialização, que acontece no início de junho e finaliza no início de setembro.

Para atender a demanda dos associados, a cooperativa tem investido em capacitações para colaboradores das unidades. Os cursos foram “Gestão e Manutenção Preventiva na Indústria” e “Análise e Classificação de Grãos” e envolveram 50 participantes.

Durante esse período o quadro de colaboradores e terceiros aumentou nas unidades em Maracaju. Serão contratados 40 trabalhadores temporários terceirizados. Nas unidades Aeroporto, Caiuá e Itaquiraí serão contratadas mais 108 temporários para cargos de auxiliar de produção, auxiliar de classificação e balanceiro. E para as unidades Deodápolis serão 55, Dourados 20 e Novo Horizonte do Sul 18.

As contratações deram início na segunda quinzena de junho e a partir de julho os trabalhos nas unidades somam 24 horas, divididos em três turnos.

A unidade de Maracaju teve sua capacidade estática ampliada para 81 mil toneladas. Há um novo conjunto de três silos metálicos, um secador, uma máquina de limpeza e um tombador. “Esse investimento é de grande importância para a Cooperativa, favorecendo assim, os produtores de Maracaju. Com sua capacidade estática ampliada, a Unidade pode aumentar o recebimento de grãos na região”, relata Agnaldo Sato – Gerente da Unidade.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS