Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Três Lagoas Quarta-feira, 24 de Julho de 2013, 16:53 - A | A

Quarta-feira, 24 de Julho de 2013, 16h:53 - A | A

Indústria chinesa prevê instalação de fábrica em Três Lagoas

Lucas Junot - (www.capitalnews.com.br)

Uma indústria Chinesa prevê instalar unidade em Mato Grosso do Sul. Nesta terça-feira os empresários da Rede Brasil Máquinas, representantes da empresa chinesa Lonking, o deputado Eduardo Rocha e a prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, estiveram reunidos com o governador André Puccinelli para tratar de investimentos e parcerias.

O projeto é avaliado em R$ 200 milhões e tem como objetivo a fabricação de máquinas e equipamentos da Linha Amarela que envolve o setor da construção civil, como escavadeiras, carregadeiras, retro escavadeiras, compressores, gruas, guindastes e plataformas aéreas. A fábrica poderá gerar 1,5 mil empregos, entre eles diretos e indiretos e terá capacidade para produzir duas mil máquinas por ano que também serão exportadas para toda a América do Sul.

Segundo o presidente da Loking Holdings Limited, Qiu Debo, a idéia é instalar a fábrica em Três Lagoas, que segundo ele, já possui a logística necessária. “O mercado brasileiro é o segundo maior em projeção de crescimento depois da China, de acordo com nossa estatística de vendas e expansão. O mercado brasileiro é a nossa preferência para a instalação de um fábrica e Três Lagoas é a nossa primeira opção”, afirmou Debo.

Viagem à China

Em novembro de 2012, o deputado estadual Eduardo Rocha fez uma viagem de 12 dias à China, acompanhado de empresários e investidores de Mato Grosso do Sul e do Estado de São Paulo. Na ocasião, o deputado visitou quatro indústrias na região de Xangai, e fez explanações apresentando a potencialidade de Mato Grosso do Sul para industriais chineses, que manifestaram satisfação com as novas possibilidades.

Um das unidades visitadas por Eduardo Rocha foi a Lonking Holdings Limited ("Lonking") é uma das maiores fabricantes de máquinas de construção na China. Fundada em 199, possui 19 subsidiárias e quatro bases de produção localizadas respectivamente em Fujian, Xangai, Jiang xi e He'nan, cobrindo mais de três milhões de metros quadrados.

Lonking fabrica pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, rolos compactadores, empilhadeiras, moto niveladoras e minicarregadeiras. A empresa também desenvolve e produz componentes principais, incluindo engrenagens, conversores de torque, eixo, componentes hidráulicos, canos de engrenagem e o eixo condutor, entre outros. Em 2011, 46 mil unidades de Lonking carregadeiras de rodas foram vendidas, cobrindo uma quota de mais de 20% do mercado doméstico, ocupando o topo na indústria. Em 2012, o faturamento da Lonking chegou a R$ 3 bilhões.

Participaram da reunião o deputado Eduardo Rocha, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Paulo Engel; o secretário de Obras, Edson Giroto; o secretário de Fazenda, Jader Afonso; a prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura; o secretário de Assuntos Governamentais de Três Lagoas, Walmir Arantes; o diretor Financeiro da Rede Brasil Máquinas, Libério Neto; sócio da Rede Brasil, Cleiton Janiski; o presidente da MCL Empreendimentos, Mário Celso Lopes e quatro chineses da empresa Lonking.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS