Domingo, 28 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 25 de Fevereiro de 2012, 11:40 - A | A

Sábado, 25 de Fevereiro de 2012, 11h:40 - A | A

Horário de verão chega ao fim atingindo meta prevista no consumo de energia em MS

Natália Gonçalves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O horário de verão termina á 0h deste domingo (26) na região Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Distrito Federal e Bahia que teve início em 16 de outubro de 2011. A população destes locais deverá atrasar o relógio em 1 hora, obtendo assim um sábado com 25 horas.

Por meio de um decreto, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, determinou em 2008 que o horário de verão se inicia no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro domingo de fevereiro. Porém, como este ano a data coincidiu com o feriado do carnaval, o fim do horário de verão foi adiado de 19 para 26 de fevereiro.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), onde previa para este período de 133 dias uma economia para o Brasil que podia variar entre R$ 75 milhões e R$ 100 milhões. Neste período a diminuição da demanda é de 4,6%, equivalente a 2.650 megawatts (MW). Essa economia tem redução do consumo de energia e maior aproveitamento da luz do sol durante o verão.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Empresa de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul (Enersul), o Estado economizou 0,5% de energia durante quase quatro meses de horário de verão, já no horário de pico a economia chegou a 4,5% atingindo a meta prevista, uma economia equivalente ao consumo de um mês de energia pública, como a cidade de Ponta Porã (MS), com 80 mil habitantes.

Objetivo

O Horário de Verão tem como finalidade principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta. Isso é possível, pelo fato da parcela de carga referente à iluminação ser acionada mais tarde, que normalmente seria motivada pelo adiantamento do horário em 1 hora.

O efeito provocado é de não haver a coincidência da entrada da iluminação, com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas, onde as pessoas começam o expediente mais cedo, e termina mais cedo, aliviando o sistema de iluminação de um município.

População

A população hoje se diverge com a realidade do horário de verão, algumas são a favor, outras são contra, mas o Estado ganha em consumo de energia, produção, faturamento, onde acaba atingindo uma economia para a região que adéqua ao horário em um certo período de tempo.

Segundo o mototaxista Antônio Quilara da Silva, o horário de verão movimenta o comércio, tanto na economia, como no transporte, para o condutor os funcionários das empresas querem chegar mais rápido em casa para aproveitar o dia que ainda está claro. “Voltando o horário normal as pessoas demoram mais para se deslocar pra casa por que já saem do serviço escuro”, diz o mototaxista.

Clique na imagem para acessar a galeria

Mototaxista Antônio Quilara da Silva fala sobre mudança do horário de verão
Foto: Deurico/Capital News

Já os moradores de Campo Grande que não gostam do horário de verão reclamam de acordar às 6h da manhã e o dia estar escuro. “Minha filha acorda às 6h para ir para escola e ainda está escuro, deixa a impressão que está muito cedo, mas somos seres adaptáveis, mas o corpo cansa mais, pois começamos a relaxar quando cai à noite”, diz a Gileide de Araújo. O empresário Rubens Figueiredo que é proprietário de uma banca de jornal acorda às 5h30 da manhã, para estar no trabalho às 6h, e mesmo estando mais cedo às pessoas começam a chegar ás 7h da manhã. “Para mim é melhor, consigo descansar mais, não levanto tão cedo”, conta.

Clique na imagem para acessar a galeria

A mãe, Gileide de Araújo conta que quando a filha sai para ir para escola ainda está escuro
Foto: Deurico/Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS