Sexta-feira, 17 de Maio de 2024



Educação Sexta-feira, 05 de Novembro de 2010, 09:03 - A | A

Sexta-feira, 05 de Novembro de 2010, 09h:03 - A | A

Provas do Enem serão aplicadas sábado e domingo

Karla Tatiane - Capital News

Neste fim de semana, 6 e 7 de novembro, começa a maratona dos 4.611.441 estudantes que vão prestar a prova para o Enem (Exame do Ensino Médio) e tentar uma das 57 mil vagas ofertadas por 83 instituições de ensino superior que aceitam o exame para aqueles que pretendem cursar uma universidade.

O início do exame tem como horário oficial o de Brasília, portanto, os estudantes devem prestar muita atenção, pois as provas terão início ao meio dia.

Uma das novidades deste ano é que não poderá ser usado lápis e borracha para fazer a prova. O Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pela prova, vai permitir apenas o uso de caneta esferográfica preta (feita de material transparente).

A alteração inviabiliza que os estudantes possam apagar e refazer contas e rascunhos das respostas. No entanto, segundo o instituto, a restrição foi pensada "por uma questão de segurança". Nas outras edições do exame muitos alunos preenchiam o cartão-resposta e faziam a redação à lápis. Com isso, acabavam eliminados, porque o leitor ótico só "enxerga" marcações feitas com caneta.

Em 2009, muitos alunos reclamaram que só havia espaço em branco para rascunho no final de cada uma das quatro provas, além de uma folha reservada para a redação. O Inep afirma que o neste ano haverá mais espaço em branco para os rascunhos.

Outra novidade é que quem fizer a prova do Enem também não poderá levar relógio. O Inep esclarece que o tempo será controlado por um sinal sonoro na abertura da prova, um aviso oral quando faltar meia hora para o término e outro sinal sonoro ao final, sendo que o aluno poderá perguntar o horário aos aplicadores.

Mato Grosso do Sul - Em Mato Grosso do Sul são aproximadamente 142 mil estudantes que farão o Enem. A nota da prova pode ser usada pelos estudantes no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) no almejo de vagas na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e em demais universidades públicas e particulares de todo País.

Este ano, a UFMS oferece 4,8 mil enquanto a Uems, 2.350 vagas para 2011. Pela primeira vez as duas Universidades selecionarão os alunos utilizando somente a nota do Enem. A prova também é pré-requisito para obtenção de bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) e para adquirir o certificados de conclusão do ensino médio de jovens e adultos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS