Campo Grande Terça-feira, 14 de Maio de 2024



Saúde Quarta-feira, 24 de Maio de 2017, 19:00 - A | A

Quarta-feira, 24 de Maio de 2017, 19h:00 - A | A

Campanha Nacional de Vacinação

Campanha de vacinação contra gripe chega ao fim na próxima sexta-feira

Integrantes dos grupos de risco listados pelo Ministério da Saúde podem tomar a dose da vacina em um dos 68 postos

Liniker Ribeiro
Capital News

Divulgação/Sesau

“Dia D” contra gripe deve imunizar 40 mil pessoas em Campo Grande

Campanha de vacinação chega ao fim na sexta

Faltam apenas dois dias para o fim da campanha de vacinação contra a gripe, em todo o país. Conforme previsto pelo Ministério da Saúde, a ação de imunização chega ao fim na próxima sexta-feira (26). Em Campo Grande, até a semana passada, 104.654 mil pessoas dos grupos de risco haviam tomado doses da vacina.

A Campanha que teve início no dia 18 de abril, na Capital, teve seu “Dia D” no dia 13 de maio. As doses estão sendo aplicadas em 68 pontos de imunização, só em Campo Grande. Devem ser vacinados idosos, grávidas ou mulheres com 45 dias após o parto, crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com morbidades (necessário apresentação da prescrição médica), povos indígenas, integrantes do sistema prisional e professores do ensino regular.

Para serem imunizados, todos devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia), documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos, integrantes de cada grupo de risco devem apresentar documentos diferentes que comprovam a necessidade em tomar a dose. No caso dos profissionais de saúde, devem apresentar a carteira do conselho ou holerite. Já as gestantes quem deu a luz recentemente deve estar munida do cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação. Os indígenas precisam apresentar o cadastro na SESAI.

Já os professores devem apresentar um holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico.

A dose está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF) das 7h30 às 11h e das 13h às 17h e as equipes de vacinação podem distribuir senhas para organizar o fluxo.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS