Campo Grande Domingo, 12 de Maio de 2024


Rural Quinta-feira, 02 de Junho de 2016, 18:31 - A | A

Quinta-feira, 02 de Junho de 2016, 18h:31 - A | A

Agricultura Indígena

Miranda realiza 1ª edição da Agroecoindígena neste final de semana

A expectativa do evento é reunir cerca de mil participantes, entre indígenas, pesquisadores, técnicos, extensionistas, estudantes e professores envolvendo todo o município de Miranda

Edyelk dos Santos
Capital News

Com o tema "Fortalecendo a Agroecologia em Terras Indígenas (TI) do Pantanal Sul-mato-grossense", acontece sexta-feira (3) e sábado (4), em Miranda, a 1ª edição da Agroecoindígena, no Parque de Exposição 16 de julho. O evento busca a promoção da autonomia indígen, proporcionando um espaço para refletir a gestão sustentável dos territórios indígenas a partir do diálogo.

Fortalecer os princípios e filosofia da agricultura tradicional Terena, por meio de Sistemas Agroflorestais Biodiversos (SAFs) nas comunidades indígenas do Estado, dar visibilidade as ações desenvolvidas pelos indígenas na conservação do Pantanal, e promover o diálogo de saberes fortalecido pelas práticas sustentáveis são os objetivos do evento.
 
Os seguintes seminários serão apresentados: Seminário de Sistemas Agroflorestais Indígenas e o Seminário de Concepções para o Curso Superior em Agroecologia Indígena (contando com a participação de representantes de todos os órgãos parceiros entre eles: IFMS, UFMS e UFGD), marcando o Agroecoindígena. Além disso, também serão realizados encontros como, "Encontro de Agricultores e Agricultoras Indígenas", "Encontro dos Xamãs Indígenas", "Encontro de Concepção do Curso superior de Agroecologia Indígena", haverá ainda a primeira edição da "Feira de Etnovariedades".

Para completar a programação serão oferecidas 10 oficinas focadas em técnicas e práticas de interesse com variados temas, além de giro etnotecnológico (visitação nas aldeias locais), que consistem e conhecer e conversar nos locais da Unidade Produtiva familiar, Escola Indígena e Unidade Demonstrativa Agroecológica, e também o giro tecnológico (visitação nas aldeias locais) para analisar os locais de plantio e de desenvolvimento na comunidade.
 
A expectativa do evento é reunir cerca de mil participantes, entre indígenas, pesquisadores, técnicos, extensionistas, estudantes e professores envolvendo todo o município de Miranda onde se concentram nove aldeias. Também estão sendo esperados indígenas de outros municípios do Mato Grosso do Sul: Dourados, Nioaque, Aquidauana, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, entre outros.

Divulgação/Embrapa

Miranda realiza 1ª edição da Agroecoindígena neste final de semana

Evento acontece dia 3 e 4 de junho em Miranda

 
A Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Pantanal estão trabalhando como uma das instituições organizadoras do evento. O evento é uma realização do Coletivo Ambientalista Indígena de Ação para Natureza, Agroecologia e Sustentabilidade (Caianas), composta por anciãos, homens, mulheres, jovens e lideranças indígena de Terra Indígena (TI) Cachoeirinha, em parceria com diversas instituições. Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena (SPPPI), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Agricultura Familiar (Sepaf), Projeto Gestão Ambiental e Territorial Indígena (Gati), Instituto Terena de Educação Intercultural, Prefeitura Municipal de Miranda, Funai, IFMS, UEMS, UFMS, UFGD, Programa Rede de Saberes "Permanências de Indígenas no Ensino Superior".
 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS