Segunda-feira, 13 de Maio de 2024


Rural Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2016, 09:59 - A | A

Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2016, 09h:59 - A | A

Chuva

Chuva forte atrapalha novamente colheita de soja em Mato Grosso do Sul

Com a chuva, o solo encharcado impede a entrada das máquinas nas lavouras e aumenta a umidade dos grãos, o que provoca um desconto ainda maior na hora de entregar a soja

Myllena de Luca
Capital news

Divulgação

Soja Chuva prejuizo

No sul do estado, região mais atingida, os prejuízos já podem ser vistos na soja que acabou de ser plantada

Voltou a chover na região de Dourados, após duas semanas de estiagem. A colheita de soja havia começado na semana passada e teve que parar mais uma vez e ainda não voltou.


De acordo com a estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste, a chuva acumulada era de 60 milímetros na semana passada, o que corresponde a 60 litros de água por metro quadrado. Só na última quinta-feira (4) a chuva foi de 15 milímetros e a precipitação continua forte em todo o município, um dos principais produtores de soja.


Com a chuva, o solo encharcado impede a entrada das máquinas nas lavouras e aumenta a umidade dos grãos, o que provoca um desconto ainda maior na hora de entregar a soja às cerealistas. Além disso, as estradas já comprometidas pela chuva do ano passado e janeiro, ficam em situação ainda mais complicada, segundo os agricultores.


Os moradores da zona rural afirmam que se não bastasse a dificuldade para chegar com as máquinas às lavouras, as estradas intransitáveis comprometem também o escoamento de outros produtos, como frango, suínos, ovos e leite e dificulta a chegada de rações e outros insumos que abastecem sítios e fazendas. Em algumas propriedades, os sojicultores estão colhendo até 63 sacas por hectare.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS