O parâmetro de um projeto que a Prefeitura de Campo Grande mantinha na gaveta foi o grande “garoto propaganda” da inauguração da nova rotatória do cruzamento entre as avenidas Mato Grosso e Via Parque, ocorrida na manhã desta quarta-feira (16). Segundo o Executivo da Capital, a solução antes prevista para o ponto de estrangulamento de trânsito custava algo em torno de R$ 36 milhões, patamar vinte vezes maior que os R$ 1,6 milhão investido no complexo de semáforos integrados. Um estudo derrubou a idéia.
São mais de 35 mil veículos que transitam pelas avenidas Mato Grosso e Nelly Martins, tanto no sentido centro, quanto no sentido Parque dos Poderes e toda a Região Norte da nossa cidade. Um serviço econômico, de alta resolutividade e que vai atender aos anseios de todos aqueles que aqui passam”, declarou o prefeito Marquinhos Trad na solenidade de entrega da reforma de vias, que havia iniciado em março deste ano.
Além de não onerar os cofres da Prefeitura com a construção de um viaduto, foi na base de parceria que a nova gestão da cidade conseguiu viabilizar o fim do estresse para o tráfego diário de 35 mil veículos. Os recursos que bancaram a intervenção vieram do Governo do Estado, por liberação do Detran-MS.
“Está sendo entregue à população esta obra no primeiro aniversário de Campo Grande desta gestão. Conseguimos salvar este convênio junto ao Governo do Estado, que tem sido parceiro na solução dos problemas de Campo Grande”, pontuou o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, um dos que ajudou a Prefeitura a buscar uma alternativa compatível ao momento de crise financeira.
Substituição de viaduto veio com critério
Por encomenda da pasta de Infraestrutura e Serviços Públicos , uma equipe do Executivo realizou no início deste ano um levantamento de contagem veicular classificada na região urbana onde se localiza a rotatória. No estudo, dados apontaram que o fluxo diário de veículos nesse cruzamento é de 29.687, sendo que 40% desse total ocorrem no período das 9 horas às 18 horas. No chamado horário de pico, mais de sete mil veículos circulam pelo local.
Considerando as vias do entorno (ruas laterais e paralelas), os estudos mostram que a região recebe diariamente um influxo de mais de 35 mil veículos, considerando as direções bairro/centro e vice-versa. Simulando depois todos os dados de fluxo de veículos no local por meio de um programa computadorizado constatou-se que com a redução da circunferência da rotatória, aumento da largura das pistas e implantação de semáforos e sinalização haverá mais rapidez e segurança para motoristas, motociclistas e pedestres.
“Há anos procurando solução definitiva para esse ponto. Com responsabilidade, encontramos uma solução mais barata e que vai funcionar”, citou o governador Reinaldo Azambuja sobre o investimento. Desde o início da gestão, o Governo do Estado tem destinado R$ 230 milhões para obras de requalificação de vias, drenagem urbana e reformas de espaços públicos na Capital. Apesar da importância estratégica da rotatória que a Avenida Mato Grosso com a Via Parque ganha neste aniversário da cidade, a aplicação é apenas 0,6% do total que o município foi lembrado por ações do Executivo de Mato Grosso do Sul.