Suposta recusa de fornecimento de senha para atendimento preferencial virou caso de polícia. Idoso, de 70 anos, denunciou ter tido a prioridade recusada, no início da manhã desta quarta-feira (23). O episódio aconteceu na Unidade de Saúde Básica (UBS) do bairro Jockey Club.
Conforme informações do Boletim de Ocorrência, registrado às 6h30min, na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) da Vila Piratininga, o idoso chegou à unidade e procurou a pessoa responsavél pela distribuição de senhas. Ela lhe deu uma senha geral e o paciente pediu que fosse trocada pela preferencial. Contudo, o funcionário do posto teria dito que o atendimento seria feito por ordem de chegada, independentemente da idade.
Sentindo-se lesado em seu direito, o idoso denunciou o caso à polícia. Ainda de acordo com os relatos, ele tentou reclamar na unidade de saúde, mas foi informado que a pessoa responsável era do setor administrativo e que não estava no horário em que aconteceu o episódio. O paciente descreveu ainda que foi em busca de agendamento de consulta e que não teve o atendimento negado e, sim, a sua prioridade para a marcação.
Outro lado
A reportagem do Jornal Capital News falou com um responsável pelo posto de saúde e ele defendeu que tudo não passou de uma confusão. “Atendemos preferencial sem problema algum. O que aconteceu foi que nossas senhas que discriminam o preferencial sumiram do nosso balcão. Por isso, foi entregue a ele a senha geral. Mas nossa atendente informou ao paciente para esperar que seria atendido conforme ele tem direito. Nós prezamos pela qualidade no atendimento de saúde à pessoa. Esse fato foi isolado”, garantiu a pessoa que preferiu não ter o nome divulgado.
O caso é investigado pela polícia.