Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Internacional Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2013, 09:11 - A | A

Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2013, 09h:11 - A | A

Símbolo da luta pela paz Mandela morre aos 95 anos

Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, morreu na noite desta quinta-feira (5), aos 95 anos. Símbolo da luta pela paz e responsável pelo fim do regime de segregação racial em seu país, o apartheid, Nelson Mandela sofria de problemas respiratórios e recebia cuidados médicos em casa.

Segundo informações da Agência Brasil, o anúncio da morte do Pai da Nação, como era chamado, foi feito pelo presidente Jacob Zuma.
Mandela morreu na companhia de parentes, no início da noite de ontem. Em tom de respeito e pesar, Zuma afirmou que “enquanto nos reunimos, em qualquer parte do país ou do mundo, vamos recordar os valores pelos quais Mandiba lutou”.

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em 18 de julho de 1918. Nascido em uma família de nobreza tribal, em uma pequena aldeia do interior, Mandela estava destinado a ocupar o cargo de chefia de sua tribo, mas aos 23 anos saiu de sua aldeia e foi estudar na capital Joanesburgo, onde iniciou sua atuação política.

Formou-se em Direito e líder da resistência não-violenta da juventude em luta acabou como réu em um julgamento por traição, por lutar contra a segregação racial feita pela minoria branca em seu país. Foragido pela polícia, acabou sendo preso e se tornou n prisioneiro mais famoso do mundo. Mandela foi responsável pela refundação de seu país, que se tornou uma sociedade multiétnica.

Mandela foi presidente de 1994 a 1999. Em 1993 recebeu o Prêmio Nobel da Paz e é conhecido como Pai da Nação. Sua luta não foi em vão, Mandela foi responsável pelo fim do apartheid, da segregação racial que seu país sofria.

Nesta sexta-feira (6), as bandeiras da África do Sul ficarão a meio mastro e o funeral será com honras de chefe de Estado.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS