Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Esporte Sábado, 01 de Dezembro de 2018, 08:12 - A | A

Sábado, 01 de Dezembro de 2018, 08h:12 - A | A

Estadual Série A 2019

Quatro times ainda não tem técnico para o Campeonato Estadual

Com temporada cheia em 2019, Corumbaense e Operário estão entre os que anunciaram seus treinadores

Rogério Vidmantas
Capital News

Karen Porto/Anderson Ramos

Humberto Arilson

Zé Humberto assume o Corumbaense e Arilson chega ao Operário FC

Dezembro normalmente é o mês de definições para os times de Mato Grosso do Sul para o próximo Campeonato Estadual. Com problemas cada vez mais parecidos, como as indefinições financeiras e estádios não liberados, as montagens de Comissão Técnica e elenco são feitas o mais perto possível do início dos treinos. Na preparação para 2019 não é diferente e, neste primeiro dia do mês, dos dez times já confirmados no Estadual, quatro ainda não sinalizaram o comando técnico do time.

 

O Estadual 2019, com 12 clubes, terá um formato diferente dos últimos anos e deve ser o último com esse número de participantes. Estão certos o campeão Operário FC e o vice Corumbaense, além dos campo-grandenses Comercial, ABC e Novo, o Costa Rica, Urso de Mundo Novo, Águia Negra, Sete e Operário AC, ambos de Dourados. A esses se juntam o Aquidauanense, com acesso já garantido, e a última vaga na Série B, entre Maracaju e Serc, vaga decidida neste sábado (1).

 

Treinadores

 

No Azulão da Princesa a tendência é que Mauro Marino siga à frente da Comissão Técnica. Entre os que seguem na Série A, metade tem o nome do treinador definido, entre eles os finalistas deste ano e que, por isso, terão temporada cheia no ano que vem. O Operário FC, apesar do título conquistado por Celso Rodrigues, após jejum de 21 anos do clube, preferiu seguir novos rumos em 2019. Com aval de Rodrigo Grahl, agora gerente de futebol, o Galo aposta em Arilson Costa. Ex-jogador de Grêmio e Palmeiras, o técnico estava no Aimoré-RS, onde recolocou o clube na Série A Gaúcha e na Copa do Brasil.

 

O Corumbaense também entra o próximo ano com novo treinador. Zé Humberto, outro ex-jogador com passagem por grandes clubes, como Santos e Atlético-PR. O técnico já dirigiu diversas equipes pelo Brasil e, em 2018, fez sucesso com o Atlético Itapemirim-ES, campeão capixaba invicto, campeão da Copa ES e vice da Copa Verde, derrubando favoritos pelo caminhos, como Brasiliense-DF e Luverdense-MT.

 

Dois clubes devem manter os nomes que fizeram bons trabalhos em 2018. O ABC, segundo o presidente Fábio Manso, segue com Robson Mattos como treinador e o Urso de Mundo Novo mantém Pedro Caçapa, que chegou a ser cogitado apenas como gerente de futebol com a possibilidade de uma nova parceria, o que acabou não se concretizando.

 

Em Dourados, a situação está quase definida. Em dificuldade para captar recursos, o Sete deve apostar na base do elenco Sub-19 que vai disputar a Copa São Paulo e Valdir Fortini, que já comanda a base, segue no profissional. Já o Operário AC deve ter José Rousseng Sousa, vindo do futebol catarinense, inclusive com data marcada para apresentação na próxima quarta-feira (5/12). O nome do técnico, com experiência em categorias de base, não teve o nome oficialmente confirmado ainda.

 

Orfãos

 

Quatro times ainda aguardam para anunciar seus treinadores. O Comercial estaria negociando com alguns nomes, entre eles a possibilidade de ter de volta Mário Tilico, com bom trabalho neste ano, e até Robert Almeida, ex-ABC, Novo e Corumbaense na Série D do Brasileiro. Novo, Costa Rica e Águia Negra ainda não sinalizaram qual caminho seguir.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS