Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Esporte Domingo, 21 de Maio de 2017, 12:53 - A | A

Domingo, 21 de Maio de 2017, 12h:53 - A | A

Sete e Comercial tentam levar MS mais longe na Série D

Competição começa neste domingo e barra da primeira fase costuma segurar os times estaduais

Rogério Vidmantas
Capital News

Jed Viera/Gazeta MS

Sete e Comercial tentam levar MS mais longe na Série D

Comercial tenta, na terceira participação, o acesso na Série D do Brasileiro

Subir para a Série C do Campeonato Brasileiro é o sonho que mais uma vez dois clubes de Mato Grosso do Sul buscam. Sete de Dourados e Comercial estreiam na Série D neste domingo e chegar à terceira divisão é o único caminho para mantê-los no cenário nacional na próxima temporada, já que, em 2018, as vagas serão de Corumbaense e Novo, os finalistas do Estadual que acabou há duas semanas.

A competição, porém, não tem sido das mais fáceis para os clubes sul-mato-grossenses. De 2009 a 2015, nenhum deles sequer passou da primeira fase, em 2016 o Sete conseguiu passar essa barreira, mas caiu logo em seguida. Agora, os dois clubes buscam a vaga considerada por muitos o passo que falta para o futebol sul-mato-grossense voltar a evoluir.

Campanhas
A quarta divisão foi criada em 2009 e o primeiro clube estadual à disputar a competição foi o Naviraiense. O Jacaré estava no Grupo 9, junto com dois clubes que hoje estão nas principais divisões do Brasil. A Chapecoense, atual campeão da Copa Sul-Americana e na Série A, e o Londrina, na Série B desde o ano passado. A Chapê terminou na liderança, o Tubarão em segundo, Ypiranga-RS em terceiro e o CEN fez quatro pontos e acabou na lanterna. O campeão foi o São Raimundo-PA, que subiu junto com Macaé-RJ, Chapecoense e Alecrin-RN.

Em 2010, a vaga foi do Cene, iniciando uma sequência de três participações seguidas na competição. No Grupo 8, o Furacão Amarelo enfrentou o Madureira-RJ, Tupi-MG e o Botafogo-SP e não se classificou por muito pouco. O Madureira foi o primeiro e, com nove pontos, Tupi e Cene dividiram a segunda posição, mas, com um gol a mais, os mineiros ficaram com a vaga. O Botafogo foi o lanterna. Guarany-CE, Madureira, Araguaína-TO e Joinville-SC ficaram com o acesso.

No ano seguinte, o Cene, também no Grupo 8, enfrentou outros quatro times e, mais uma vez, a classificação ficou perto. Com 14 pontos, avançaram Oeste-SP e Mirassol-SP, enquanto o time sul-mato-grossense fez 13. Operário-PR e Cerâmica-RS eram os outros adversários. O acesso foi conquistado pelo Tupi-MG, Santa Cruz-PE, Cuiabá-MT e Oeste.

Na última participação da sequência, a classificação mais uma vez ficou por um ponto. Desta vez no Grupo 5, o Cene enfrentou equipes de Goiás e do Distrito Federal. CRAC-GO fez 15 pontos, o Ceilândia-DF fez 14 e o Cene, mais uma vez, 13, ficando fora da segunda fase. Aparecidense-GO e Sobradinho-DF completaram o grupo. Sampaio Côrrea-MA, CRAC, Baraúnas-RN e Mogi Mirim-SP subiram para a Série C.

A vaga do MS na Série D voltou a ser do interior com o Águia Negra em 2013, mas com poucos recursos, a classificação ficou distante. No Grupo 5, o time de Rio Brilhante ficou na quarta posição que teve Mixto-MT e Aparecidense-GO classificados, Goianésia-GO em terceiro e o Brasília-DF na lanterna. Neste ano, o acesso foi conquistado por Botafogo-PB, Juventude-RS, Salgueiro-PE e Tupi-MG.

Em 2014, o Itaporã herdou a vaga com as desistências de Cene e Naviraiense, mas, sem recursos financeiros, acabou abandonando a competição antes do fim, faltando ainda três rodadas. Estava no Grupo 5, onde se classificaram Brasiliense-DF e Anapolina-GO. Estrela do Norte-ES e Villa Nova-MG completaram a chave. Subiram de divisão a Tombense-MG, Brasil-RS, Londrina-PR e Confiança-SE.

O Comercial foi o representante do MS em 2015 com a moral de quem havia conquistado o título estadual. O time, então comandado por Gilmar Calonga, apostava no acesso, mas ficou mesmo na primeira fase, terminando na quarta posição do Grupo 8, que teve Rio Branco-ES e Caldense-MG, classificados, Aparecidense-GO e o lanterna Operário-MT. Botafogo-SP, Ríver-PI, Remo-PA e Ypiranga-RS conquistaram o acesso.

Em 2016 o Mato Grosso do Sul passou a ter dois representantes na Série D e o Colorado seguiu na disputa. Com problemas financeiros, a ambição não era tão alta e o destino foi o mesmo com queda na primeira fase. Terminou em terceiro no Grupo A10, que teve o lanterna Araguaia-MT e os classificados Ceilândia e Aparecidense.

O outro representante do Estado foi o então campeão Sete de Dourados e o estreante conseguiu, pelo menos, passar a primeira fase. Terminou na liderança do Grupo A11, deixando para trás o Anápolis-GO, também classificado, Sinop-MT e o Luziânia-DF. Na segunda fase, porém, acabou eliminado pelo Fluminense de Feira-BA. O Volta Redonda-RJ foi o campeão e subiu junto com CSA-AL, São Bento-SP e Moto Club-MA.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS