Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Esporte Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2015, 12:24 - A | A

Sexta-feira, 23 de Janeiro de 2015, 12h:24 - A | A

Revista Placar aponta CENE como campeão do Século no Estado; Mas clube pode ser extinto

Rogério Vidmantas - Correspondente para o Capital News

A Revista Placar, principal do país especializada em futebol, fez o levantamento dos maiores campeões estaduais nesses 14 anos de Século XXI e, no Mato Grosso do Sul, o Cene domina com tranquilidade. Foram seis conquistas neste período, contra duas de Águia Negra e Comercial e apenas uma do Ivinhema, Coxim, Serc e Naviraiense. Os maiores vencedores do Brasil, porém, estão bem à frente do time amarelo. Internacional, no Rio Grande do Sul, e Rio Branco, do Acre, venceram seus respectivos campeonatos dez vezes.

O apontamento confirma a condição de melhor clube de futebol do Estado nos últimos anos apontada pelo Ranking de Clubes Gazeta MS, que coloca o Cene na liderança nas três edições anuais. Os titulos do clube foram nos anos de 2002, 2004, 2005, 2011, 2013 e 2014, ficando com o vice em 2003 e 2007.

No ranking nacional, além dos dois líderes, o Cene está atrás também do Brasiliense-DF, Fortaleza-CE e Bahia-BA com oito títulos nos seus respectivos campeonatos, Coritiba-PR, Cruzeiro-MG, Flamengo-RJ, Paysandu-PA e Sport-PE, todos com sete conquistas. Com seis títulos, junto com o time sul-mato-grossense, estão Atlético-RR, Ceará-CE, Confiença-SE, Figueirense-SC, Goiás-GO e Sampaio Corrêa-MA.

Clique na imagem para acessar a galeria

Vice-Presidente Paulo Telles e o Presidente José Rodrigues diputam na justiça futuro do CENE
Foto: Anderson Ramos / Arquivo Capital News

Briga pelo poder
Para chegar ao posto, o CENE contava com o apoio financeiro da Igreja da Unificação, criada pelo falecido Reverendo Moon, o que não acontece desde a última temporada. Por isso, abriu mão de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro e, neste ano, firmou parceria com o Guaicurus, clube tradicional nas categorias de base. Uma disputa nos bastidores pode levar ao fim do clube do Cene, pois a família do Reverendo Moon já intimou o atual Presidente José Rodrigues a dar números finais ao clube e extinguir de uma vez o CENE.

O atual vice-presidente Paulo Telles informou a reportagem do Capital News durante o lançamento do campeonato deste ano pela FFMS, que briga sozinho na justiça para que isso não aconteça, mas ele sabe que é uma quase uma causa perdida.

Mas possivelmente após os compromissos do primeiro semestre, o clube de maiores títulos nesta última década poderá ficar só na história do nosso futebol e deixar os gramados em definitivo para tristeza de seus torcedores.

Possíveis campeonatos finais do CENE
O primeiro jogo no Campeonato Estadual será contra o Costa Rica, fora de casa, no primeiro dia de fevereiro. Disputa ainda a Copa Verde, contra o Cuiabá-MT na primeira fase, e a Copa do Brasil, jogando contra o Sport.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS