Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Educação Sexta-feira, 04 de Janeiro de 2008, 15:58 - A | A

Sexta-feira, 04 de Janeiro de 2008, 15h:58 - A | A

Universidades têm até 31 de março para propor cursos

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Instituições de ensino superior de todo o país têm prazo até 31 de março para enviar propostas de criação de cursos de mestrado acadêmico, doutorado e mestrado profissional. Os projetos devem ser encaminhados à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), pela internet.

O envio será feito por meio do Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN), cujo manual de preenchimento deve ser lido atentamente antes da inclusão dos dados. Qualificação do corpo docente, produção científica, instalações de laboratórios e capacidade de produção de conhecimento são informações fundamentais.

“Embora a criação de um curso de pós-graduação não seja trivial, não é necessário recorrer a escritórios de consultoria ou a especialistas para preencher o APCN”, explica o diretor de avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro.

Segundo ele, o aplicativo foi elaborado de maneira a tornar mais fácil a tarefa de propor um curso de mestrado ou doutorado, de maneira objetiva. “Os proponentes devem se concentrar no mérito do projeto, não na forma de apresentação.”

A primeira edição do APCN foi lançada em junho de 2004.

Desde então, o aplicativo foi aperfeiçoado para oferecer um serviço de qualidade às instituições e aos comitês de área que realizam a avaliação anual. A Capes recebeu, em 2007, 448 pedidos de abertura de cursos.

As instituições interessadas em apresentar propostas devem preencher o APCN 2008, disponível na página eletrônica da Capes.
(Informações assessoria Capes)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS