Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Educação Quarta-feira, 20 de Dezembro de 2023, 13:40 - A | A

Quarta-feira, 20 de Dezembro de 2023, 13h:40 - A | A

Instituto Federal

Reitora do IFMS é reconduzida para seu 2º mandato em Campo Grande

Elaine Cassiano é a primeira gestora máxima reeleita no IFMS

Da Redação
Capital News

Ascom/IFMS

Reitora do IFMS é reconduzida para seu 2º mandato em Campo Grande

Solenidade reuniu reitora e diretores-gerais dos campi

Na tarde dessa segunda-feira, 18, foi realizada em Campo Grande a solenidade de recondução de Elaine Cassiano ao cargo de reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), com mandato previsto para quatro anos. O momento é histórico pois ela é a primeira gestora máxima a ser reeleita pela comunidade escolar.

O decreto de recondução ao cargo de reitora foi publicado no dia 6 de dezembro, assinado pelo presidente da república em exercício, Geraldo Alckmin, e subassinado pelo ministro da educação, Camilo Santana.

Em seu discurso, Elaine relembrou alguns dos êxitos de seu primeiro mandato, destacou o trabalho conjunto com diretores-gerais e equipes dos campi, a quem chamou de “companheiros de jornada”, e agradeceu a confiança depositada pela comunidade para um novo período a frente do IFMS.

“Mesmo em meio a uma crise orçamentária e desafios que ninguém poderia prever, como a pandemia, buscamos mais de R$ 48 milhões de recursos orçamentários extras, lutamos para manter os recursos da assistência estudantil, cuidamos da saúde dos servidores implantamos o teletrabalho, fizemos concurso público para professor e técnico-administrativo, entre outras ações”, elencou a reitora, ao renovar seu compromisso de promover a educação de excelência.

Elaine deu boas-vindas aos novos gestores, pontuando a importância do trabalho coletivo e destacando a necessidade de que as novas equipes sejam propositivas durante os próximos quatro anos.

“Cada novo começo é uma oportunidade de reinventar e encontrar caminhos que nos permitam crescer. É quando nos desafiamos a sair da zona de conforto e abraçamos a coragem para alcançar um suporte que crescemos. Que possamos abraçar este recomeço com fé e esperança e trilhar nosso caminho com muito amor pelo IFMS”, finalizou.

A mesa de autoridades foi composta pelo senador Nelson Trad Filho, o deputado estadual Renato Câmara, o presidente do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) e reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Jones Dari Goettert, a presidente do grêmio estudantil Heloisa Nantes de Lima, e o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Thiago Tomaz de Assis.

"Fiz questão de estar aqui porque tenho uma história com o IFMS, sinto como se ele fosse um filho meu também. Quando era prefeito de Campo Grande e o Lula era presidente, ele me falou: vamos levar o Instituto Federal para Campo Grande, precisa só de um terreno! E isso a gente já tinha, ali na frente da Base Aérea. Acabou que deu tudo certo, a gente conseguiu edificar o Instituto Federal, que para nós, da bancada federal, é um motivo de muito orgulho", apontou o senador.

Diretores - Também foram empossados pela reitora, durante a solenidade, os novos diretores-gerais de sete campi, com mandato de mesma duração:

Campus Aquidauana | Andréa Marques Rosa
Campus Corumbá | Renilce Miranda Cebalho Barbosa
Campus Dourados | Ricardo Nascimento
Campus Jardim | Luciano Rodrigues Duarte
Campus Naviraí | Wagner Antoniassi
Campus Nova Andradina | Débora Cristina Macorini Ocon de Almeida
Campus Três Lagoas | Edson Italo Mainardi Júnior

De acordo com a nova diretora-geral de Nova Andradina, Débora Ocon, muitos são os desafios para os próximos anos, principalmente por ser um campus agrário.

"O nosso campus é uma fazenda, e isso demanda um trabalho intenso que já vem sendo realizado, mas que precisa ser ampliado. Um dos grandes desafios é a manutenção da nossa moradia estudantil, na qual temos 52 estudantes do ensino médio, e a Casa do Estudante Universitário. Nós também temos atividades na área urbana, sem ainda uma sede fixa. Então a minha intenção é trabalhar com esses desafios e cada vez melhorar mais a instituição", explicou.

Além dos sete novos diretores empossados, também foram reconduzidos ao cargo de direção-geral Dejahyr Lopes Junior, do Campus Campo Grande, e Angela Kwiatkowski, da unidade de Coxim, ambos reeleitos para um segundo mandato.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS