Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Educação Sábado, 15 de Março de 2008, 11:48 - A | A

Sábado, 15 de Março de 2008, 11h:48 - A | A

Símbolo de perseverança conquista direito ao Vale Universidade

Da Redação

Entre os 52 alunos que iniciaram em fevereiro a graduação em enfermagem no campus da Uniderp de Campo Grande, uma caloura representa a conquista de um lugar na universidade de forma especial. Aos 17 anos, após passar 14 anos entre abrigos e instituições de guarda para crianças e adolescentes pela Capital, S.* abriu a hoje uma nova perspectiva de vida, tanto para ela quanto para outras jovens em situação parecida no Estado.

Após entregar todos os documentos necessários durante cerimônia simples na secretaria de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, S. garantiu o direito à bolsa de estudos para cursar a faculdade através da inscrição no programa Vale Universidade, do governo do Estado. Ao todo, o programa e as ações da própria universidade asseguram 70% de desconto nas mensalidades.

S. mora atualmente no Lar Infantil Lígia Hans, que abriga outras 12 jovens. “Não desanimamos em nenhum momento. Ela sempre foi confiante e batalhadora. Essa realização foi compartilhada por todos nós na casa. Todas se angustiaram, torceram e comemoraram juntas, o que é importante para mostrar que esse sonho é possível de ser alcançado pelas demais”, comenta Deise Daguimar Rocha, diretora do Lar.

Para S., passar no vestibular não foi um bicho de sete cabeças. “Não estudei muito. Apenas o normal. Mas também nunca reprovei e sempre tirei boas notas. Sempre quis estudar a área de biológicas e me interessei por enfermagem”, comenta entre sorrisos.

Para Tânia Garib, secretária da Setass, S. é um dos marcos do programa Vale Universidade. “Ela passa a lição de conquista, de que com vontade e luta tudo se torna possível. Ela é um símbolo de perseverança e sua vitória pode ser um exemplo para muitas outras crianças”, declarou durante encontro com a jovem.

O Vale Universidade recebeu outras 3004 inscrições. O programa oferece ao universitário de baixa renda estágio remunerado de 12 horas – com contraprestação de 30% do valor da mensalidade até o teto de 70% do salário-mínimo – ou de 20 horas – com contraprestação de 50% do valor da mensalidade até o teto de um salário-mínimo. Os contratos têm duração de seis meses e podem ser renovados por períodos iguais até o término do curso.

Entre os critérios para permanecer no programa está a freqüência de no mínimo 90% das aulas em cada semestre letivo. Já o estágio deverá ter carga horária de doze ou vinte horas semanais, em horário compatível com o horário escolar, nas instituições indicadas pela Setass. A duração será de seis meses, permitida as renovações. Os recursos do Vale Universidade totalizam R$3,708 milhões. (Informações do Governo MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS