Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Educação Sexta-feira, 07 de Março de 2008, 16:21 - A | A

Sexta-feira, 07 de Março de 2008, 16h:21 - A | A

MEC pede reformulação de 27 cursos de pedagogia

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Cinco cursos de normal superior e 27 de pedagogia terão de ser reformulados e passar por um processo de “saneamento”, conforme informou a Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC), nesta sexta-feira (7). As instituições deverão assinar um termo de compromisso para se manterem em funcionamento.

Em janeiro deste ano, 49 cursos de pedagogia e 11 de normal superior foram notificados por baixo desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Outros 15 cursos de pedagogia serão verificados in loco. De acordo com o secretário de Ensino Superior do MEC, Ronaldo Mota, as instituições terão um prazo de três meses para apresentar o projeto pedagógico seguindo as diretrizes curriculares. As faculdades deverão também enviar informações sobre o corpo docente, as disciplinas do curso, o regime de trabalho, as vagas oferecidas no vestibular e a taxa de conclusão do curso nos últimos três anos.

Quanto às visitas nas faculdades, a Sesu vai elaborar o calendário nos próximos dias. “Creio que iniciaremos estas visitas em duas ou três semanas”, diz Mota.

Cursos extintos

A comissão que avaliou os 60 cursos percebeu que 12 estão em extinção: cinco de normal superior e sete de pedagogia. Um curso de normal superior precisa de abertura de processo administrativo, por não ter respondido à notificação.

"Para os cursos em extinção, daremos continuidade ao procedimento de supervisão, procurando assegurar que as turmas existentes concluam para posteriormente efetuar a suspensão da oferta do curso. Está é uma situação nova.”, diz o secretário.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS