Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Educação Segunda-feira, 03 de Agosto de 2015, 16:14 - A | A

Segunda-feira, 03 de Agosto de 2015, 16h:14 - A | A

Educação universitária

Alunos da UEMS começam a estudar em novo campus de Campo Grande

Universidade, com sete blocos, foi entregue durante cerimônia oficial e governador lembra que com a estrutura entregue haverá novas vagas na universidade

Alberto Gonçalves
Capital News

José Roberto/Capital News

UEMS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Campus da UEMS em Campo Grande

Os alunos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) recomeçam as aulas nesta terça-feira (4) já nas salas do novo campus de Campo Grande. A inauguração oficial aconteceu com a presença do governador Reinaldo Azambuja, o reitor Fábio Edir dos Santos Costa, deputados estaduais e federais, convidados, Dom Dimas Lara, da arquidiocese de Campo Grande, e o ex-governador Pedro Pedrossian, que foi o idealizador da universidade no Estado.

 

 Saiba mais
  Governador rebate crítica da gestão passada e diz que termina 192 obras inacabadas


Com capacidade para receber 1,8 mil alunos divididos em sete blocos e mais o teatro da universidade, o Campus da UEMS em Campo Grande foi oficialmente entregue nesta segunda-feira (3), após 15 anos. Ele fica na BR-080 na saída para Rochedo, antes do Detran. Localizado em uma área total de 120 mil metros, com 21 mil metros quadrados de área construída, os alunos, que hoje são no total 1,1 mil estudantes em todas as unidades do Estado, deixarão de assistir as aulas em um único local, pois até então a universidade funcionava improvisada em três locais.


Na cerimônia de inauguração um dos homenageados foi o ex-governador Pedro Pedrossian, pois a ideia de criar a Universidade Estadual de MS foi durante sua administração. Hoje, a UEMS está espalhada pelo Estado e conta com 15 campi.

José Roberto Almeida/Capital News

Alunos da UEMS começam a estudar em novo campus de campo Grande

Governador Reinaldo Azambuja ao lado do ex-governador Pedro Pedrossian


O governador Reinaldo Azambuja explicou que a obra da universidade, que ao assumir o governo, ainda não estava concluída, teve um aditivo de perto de R$ 8 milhões e o custo ficou em R$ 50 milhões.


“Essa é uma obra importante para Mato Grosso do Sul. Ela cria uma estrutura para a área do conhecimento, da inovação, de novas tecnologias e, principalmente, oferece novas vagas, porque esse campus tem capacidade para 1.800 alunos. Outro ponto é você entregar uma estrutura para o bom conhecimento. Laboratórios prontos, salas equipadas, toda parte de tecnologia e inovação devidamente instalada. A gente tem certeza que agora, a partir desta terça, com os alunos que virão para estudar, entregamos o campus com mais um compromisso de obras inacabadas zero”, concluiu o governador.


O governador também garantiu que o Estado, juntamente com a Prefeitura de Campo Grande fará melhorias na rodovia para garantir acesso segurança aos estudantes. Segundo Azambuja, o Estado entrará com uma parte dos recursos para viabilizar essa alteração que vão facilitar a vida dos estudantes.

José Roberto/Capital News

Alunos da UEMS começam a estudar em novo campus de campo Grande

Auditório teatro da UEMS em Campo Grande, durante inauguração do campus

 

O reitor da universidade, Fábio Edir adiantou o Conselho Universitário vai se reunir para definir quais os novos curós de graduação que serão instalados agora com o novo campus de Campo Grande.
O reitor fez questão de lembrar que a UEMS tem seu sistema de seleção totalmente pelo Sisu com sistema de cotas, lembrando que a faculdade de medicina da UEMS é a única no país a formar anualmente cinco alunos indígenas nessa área.


Estrutura

- A UEMS tem sete blocos

- Laboratórios

- Bibliotecas

- Anfiteatro

- Passarelas, bicicletários, subestação, guaritas, um lago artificial, e colunas inspiradas em pinturas indígenas.

- Oito cursos de graduação: Artes Cênicas, Geografia, Letras – Português/Espanhol e Poruguês/Inlglês, Letras Bacharelado, Pedagogia, Medicina e Turismo.

- Três cursos de pós-graduação: Mestrado em Letras, Mestrado Profissional em Letras e Mestrado em Educação.

Álbum de fotos

José Roberto/Capital News

Campus da UEMS em Campo Grande

José Roberto Almeida/Capital News

Universidade Estadual de MS campus Campo Grande

José Roberto/Capital News

Universidade Estadual de MS campus Campo Grande

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS