Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 07 de Agosto de 2017, 08:44 - A | A

Segunda-feira, 07 de Agosto de 2017, 08h:44 - A | A

Cadastro

Recursos federais podem ser liberados a artesãos

Os artesãos poderão participar de eventos promovidos pelo Programa de Artesanato Brasileiro e acesso a recursos dos programas federais para a promoção do artesanato

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

Recursos federais podem ser liberados a artesãos cadastrados como microempreendedores

Os artesãos poderão participar de eventos promovidos pelo Programa de Artesanato Brasileiro e acesso a recursos dos programas federais para a promoção do artesanato

Durante agenda realizada pelo prefeito Marquinhos Trad, neste fim de semana  em comemoração aos 118 anos de Campo Grande, artesãos formalizaram as suas atividades através de uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia (Sedesc), onde terão a oportunidade de cadastro para que possam se formalizar como microempreendedores individuais.

De acordo com o prefeito Marquinhos Trad, “Os artesãos, geralmente, são vistos como aqueles que não têm nada pra fazer e vão para essa área. Dizem assim: São aposentados ou desempregados que estão produzindo algo para vender. Mas, quando cumprimentei cada um de vocês, senti as mãos calejadas. Com certeza são grossas para que a de seus filhos sejam suaves. Trabalham para dar a eles o que talvez os pais de vocês não conseguiram dar. Um trabalho honesto, decente. Faltava esta oportunidade, que a Sedesc está dando, para que possam fazer de uma vez por todas o artesanato mais  forte, competitivo e qualificado da história de Campo Grande”, pontuou.

Para o secretário Luiz Fernando Buainain, responsável pela Sedesc, “O Município, com a ajuda de todos os parceiros, vai prestar toda informação, para que vocês possam receber a identidade do artesão e, com orgulho, possam comercializar os seus produtos”, afirma.

De acordo com o Ministério da Cultura, não é necessário o cadastro para que os artesãos tenham a oportunidade de participar de eventos promovidos pelo Programa de Artesanato Brasileiro e acesso a recursos dos programas federais para a promoção do artesanato.

As vantagens de registro como MEI´s são muitas, mas os artesãos acreditam que, pela característica da atividade, representado por ações e produções individuais e informais, não podem ser formalizados. Porém, o registro transforma a vida do trabalhador, que passa, com o pagamento de uma pequena taxa mensal, a ter direito a assistência social, aposentadoria, licença maternidade e licença médica, além de poder empregar um auxiliar sem recolhimento de taxas adicionais.

O evento contou com a participação do diretor da Fundação Social do Trabalho, Cleiton Freitas, Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, SEBRAE/MS, Sicredi , Sindicato dos Artesãos do Mato Grosso do Sul, Associação das Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
(Matéria editada dia 08/08 às 17h33 para correção de informação)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS