Sábado, 04 de Maio de 2024


Cotidiano Terça-feira, 03 de Março de 2020, 16:15 - A | A

Terça-feira, 03 de Março de 2020, 16h:15 - A | A

Decisão

Juiz autoriza transferência de Bispo para ‘local adequado’

Após atacar Bolsonaro durante campanha eleitoral Adélio foi considerado inimputável

Elaine Silva
Capital News

Youtube/Reprodução

Agressor de Bolsonaro chama de ‘incidente’ facada contra candidato

Acusado está preso no Presídio Federal de Campo Grande

Diagnosticado com Transtorno Delirante Persistente em maio do ano passado Adélio Bispo, deve ser transferido para um ‘local adequado’. A decisão foi do juiz Dalton Igor Kita Conrado, da 5ª Vara Federal Criminal de Campo Grande (MS). A transferência de Adélio Bispo, para o juízo de origem, a 3ª Vara Criminal Federal da Subseção Judiciária de Juiz de Fora (MG), em até 30 dias. 

 

Conforme a decisão do juiz, Dalton recusou o pedido da Vara Criminal do município mineiro para a permanência de Adélio em Campo Grande, pois o local  é destinado apenas para encarceramento de pessoas, sem espaço ou estrutura para o tratamento adequado. O magistrado não cita, na decisão, o pedido do Ministério Público para a transferência de Adélio, feito há cerca de duas semanas.De acordo com o documento, o condenado pelo ataque ao presidente Jair Bolsonaro é inimputável, ou seja, não pode ser punido criminalmente.

 

 

Adélio foi transferido para Campo Grande no dia 8 de setembro de 2018, dois dias após o atentado, contra o Bolsonaro, durante a campanha eleitoral. Bispo foi diagnosticado com Transtorno Delirante Persistente em maio do ano passado. Por isso, conforme a decisão, ele não deve permanecer em um presídio e deve seguir para um local adequado, ao cumprimento da medida de segurança, com aparatos e medicamentos necessários, mencionando também que a permanência em presídio federal poderia, inclusive, acarretar o agravamento do quadro de saúde de Adélio. O Juiz também determinou que a autorização do recolhimento de Adélio nas celas mantidas pela Polícia Federal nos aeroportos ou proximidades dos aeroportos durante o período de traslado do preso. 

 

Inimputável

Adélio Bispo de Oliveira foi considerado inimputável, após uma avaliação psiquiatra feita a pedido da Justiça. O autor do atentado contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) deve permanecer no Presídio Federal de Mato Grosso do Sul.

 

Atentado

O ataque aconteceu durante um ato de campanha de Bolsonaro em Juiz de Fora no dia 6. O candidato levou uma facada na barriga e precisou passar por uma cirurgia de emergência na Santa Casa da cidade. No dia seguinte, foi transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde segue internado.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS