Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Viagens Domingo, 22 de Janeiro de 2023, 11:58 - A | A

Domingo, 22 de Janeiro de 2023, 11h:58 - A | A

Coluna Viagens

Bate e volta: quatro destinos para uma viagem rápida e proveitosa

Por Amanda Mathias

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Conheça o conceito de bate e volta e como encaixar essas viagens na rotina

iStock

ColunaViagens

A rotina sobrecarregada e a correria do cotidiano demandam tempo e energia, inclusive para viajar, uma vez que é necessária uma organização prévia. As viagens bate e volta são destinadas àquelas pessoas cuja vontade é de ir a um lugar, conhecer os pontos turísticos principais e retornar no mesmo dia. Esse tipo de viagem reduz gastos com locomoção, além de não precisar de uma articulação maior no que diz respeito a tempo, uma vez que são viagens com duração curta.


O bate e volta surge nesse contexto de demandas como uma possibilidade de descanso e lazer entre os dias atarefados; diferentemente das férias, o objetivo é tirar apenas um dia para realizar essa viagem, de maneira que não afete muito a rotina de trabalho. Nesse sentido, alguns destinos são indicados para uma viagem rápida e que podem ser uma experiência incrível.


Holambra
Para aqueles que moram em São Paulo ou região, Holambra é um dos destinos possíveis em uma viagem de bate e volta. A cidade fica a 130 quilômetros da capital paulista e possui atrações durante todo o calendário anual. O evento mais conhecido da cidade ocorre em setembro: trata-se da Expoflora, a maior exposição de flores da América Latina. Durante o evento, que dura cerca de 20 dias, a cidade é toda ornamentada e torna-se um destino bucólico a ser visitado.


Teresópolis
O município brasileiro, localizado no interior do estado do Rio de Janeiro, também conhecido como Terê, é um destino conhecido por sua calmaria, natureza e cenários gastronômicos. Dos passeios possíveis, o município possui o Mirante do Soberbo, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, além da possibilidade de trilhas no Parnaso, sendo esse um parque conhecido por quem gosta de montanhismo. O local fica a 94 quilômetros do Rio de Janeiro, cerca de uma hora e meia de viagem.


Campos do Jordão
Outra cidade bastante procurada em destinos bate e volta, Campos do Jordão se destaca pelo clima, cultura e gastronomia. Além de possuir diversas atrações como o Horto Florestal de Campos do Jordão, que atende aos turistas que gostam de passeios ao ar livre, bem como o Museu Felícia Leirner, que une o conceito de arte e natureza em um mesmo espaço, contando com obras da escultora polonesa Felícia Leirner. A cidade tem alta temporada no feriado de Corpus Christi e prossegue até agosto, ficando a 172 quilômetros da capital.


Alcântara
A cidade maranhense fica a cerca de 90 quilômetros da capital do Maranhão, São Luís. O ar campestre e as construções pitorescas que sobrevivem há muitos anos dão um ar histórico ao local. O destino nordestino é rico em cultura africana, europeia e indígena. Dos locais passíveis de visitação, está o Museu Casa Histórica de Alcântara, que é aberto ao público e vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus, que possui acessórios, louças, cerâmicas e azulejos que retratam o lar do Brasil. É possível sair de São Luís e chegar a Alcântara por meio de passagens de ônibus baratas, que variam de 15 a 20 reais.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS