Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Marco Eusébio Domingo, 27 de Outubro de 2019, 09:29 - A | A

Domingo, 27 de Outubro de 2019, 09h:29 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Marcos Valério cita Lula como um dos mandantes da morte de Celso Daniel

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Reprodução de vídeo/Arquivo

ColunaMarcoEusébio

Marcos Valério, operador do Mensalão, disse ao MP que Lula seria um dos mandantes da morte do ex-prefeito Celso Daniel

Em depoimento inédito ao MP de São Paulo divulgado na sexta (25) pela revista Veja, o empresário Marcos Valério, um dos operadores do Mensalão do PT, contou que Lula seria um dos mandantes da morte do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, em 2002. Conforme a revista, Valério disse que o ex-deputado do PT, Professor Luizinho, "lhe confidenciou que Celso Daniel topou pagar com recursos da prefeitura a caravana de Lula pelo país, antes da eleição presidencial de 2002, mas não teria concordado em entregar a administração à ação de quadrilhas e àqueles que visavam ao enriquecimento pessoal". Valério afirmou que Lula e José Dirceu foram chantageados pelo empresário de Santo André, Ronan Maria Pinto, que ameaçava implicá-los na morte do prefeito, e que o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, pediu para que ele pagasse o chantagista. Ele diz ter consultado José Dirceu, que afirmou: "Vá e resolva". O pagamento teria sido feito em um hotel de SP por Valério e o então tesoureiro do PT Delúbio Soares, com verba do Banco Schahin que "emprestou" R$ 12 milhões ao partido em troca contrato com a Petrobras. Por fim, Valério relata que falou com Lula que o problema havia sido resolvido, e o então presidente teria respondido: "ótimo, graças a Deus". Ao comentar a notícia, o presidente Jair Bolsonaro escreveu hoje no Twitter: Marcos Valério alega que o corrupto presidiário Lula é um dos mandantes do assassinato de Celso Daniel! Surpreso? Não!"

 

• • • • •

 

Sem Lula e Dilma, relatório da CPI do BNDES 'foi uma meia pizza' diz deputada

Ilustração/Reprodução

ColunaMarcoEusébio

CPI concluiu que houve falha no BNDES ao financiar obras em Cuba, Venezuela e outros países nos governos do PT

A CPI da Câmara que investiga irregularidades no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou na terça (22) o relatório final que sugere indiciamento de 54 pessoas, entre elas o ex-presidente do banco Luciano Coutinho e os empresários Joesley e Wesley Batista, do grupo J&F. Os nomes dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, ambos do PT, foram excluídos do texto final após um acordo costurado pela bancada do PT e partidos do Centrão com o relator da CPI, Altineu Côrtes (PL-SP). Conforme o texto final, houve falha do banco no financiamento de obras na Venezuela, Cuba, Moçambique e em outros países durante os governos do PT, além de empréstimos irregulares ao grupo J&F. Sobre o texto final, a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) afirmou ao Estadão: "Foi uma meia pizza. Sem os nomes de Dilma e Lula, o relatório fica esvaziado. Por isso, vou encaminhar ao Ministério Público o meu voto em separado com todos os indiciamentos originais".

 

• • • • •

 

Sem promoção, Deltan fica na Lava Jato

José Cruz/Agência Brasil

ColunaMarcoEusébio

Deltan abriu mão da lista de promoções do MPF e permanece em Curitiba como coordenador da Lava Jato

Nesta segunda-feira, fim do prazo conforme aqui divulgado, o procurador Deltan Dallagnol enviou ao Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) ofício em que pede para não ser incluído na lista de procuradores aptos a ocupar uma das vagas abertas nas procuradorias regionais no Rio Grande do Sul ou de Brasília, que atuam na segunda instância da Justiça Federal, informa O Globo. Se fosse promovido, Deltan seria obrigado a deixar Curitiba, onde coordena a Lava Jato.

 

 

   Leia a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS