Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 03 de Julho de 2025


Rural Sábado, 04 de Janeiro de 2020, 09:08 - A | A

Sábado, 04 de Janeiro de 2020, 09h:08 - A | A

COTAÇÃO

Entenda aumento da carne bovina no Brasil

São diversas razões para a provável estabilização dos preços em valores mais altos

Laryssa Maier
Capital News

Ilustração Reprodução

ColunaMarcoEusébio

O Brasil produz cerca de 9 milhões de toneladas de carne por ano

São diversas razões para a provável estabilização dos preços em valores mais altos do que há um ano. De acordo com a Agência Brasil o mercado internacional tende a comprar mais carne brasileira, os produtores estão tendo mais gastos ao adquirir bezerros e a eventual recuperação econômica favorece o consumo de carne no Brasil.

 

A alta recente dos preços do boi está viabilizando a renovação do gado quando o preço dos bezerros está valorizado. A compra dos bezerros é necessária para repor o gado abatido nos últimos anos, inclusive de vacas novilhas.

 

Mais oito frigoríficos foram aceitos pela Arábia Saudita no mesmo mês. No último ano, beneficiado pela perda de rebanhos na China e pela alta do dólar, o Brasil ganhou mercado e vários frigoríficos foram habilitados para vender mais carne no exterior. Só em novembro, mais cinco frigoríficos foram autorizados pelos chineses a exportar carne. Em outros países também houve avanços. 

 

A carne brasileira é competitiva no mercado internacional porque é mais barata que a carne de outros países produtores, como a Austrália e os Estados Unidos, cujo o gasto de criação dos bois é mais oneroso por causa do regime de confinamento e alimentação. O gado brasileiro é criado solto em pasto.

 

Em época de chuva, com pasto mais volumoso, os pecuaristas vendem menos bois e mantém os animais em engorda, o que também repercute na oferta e no preço do alimento. “Os criadores não se dispõem a vender porque têm alimento barato para o gado”, assinala o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Mapa, Sílvio Farnese.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS