Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 24 de Junho de 2026


Política Quarta-feira, 24 de Junho de 2026, 10:09 - A | A

Quarta-feira, 24 de Junho de 2026, 10h:09 - A | A

Luto

ALEMS lamenta morte da ex-deputada Grazielle Machado e destaca trajetória na política de Mato Grosso do Sul

Ex-parlamentar foi uma das principais representantes femininas do Legislativo estadual e estava internada em Campo Grande

João Gabriel Vilalba
Capital News

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) divulgou nota oficial na manhã desta quarta-feira (24) lamentando a morte da ex-deputada estadual Grazielle Salgado Machado. Segundo a Casa de Leis, a ex-parlamentar deixa um importante legado na representação feminina do Legislativo sul-mato-grossense.

Grazielle ocupou uma cadeira na 10ª Legislatura da ALEMS e foi uma das 11 mulheres a integrar o Parlamento estadual ao longo da história. Ela estava internada há dois dias no Hospital da Cassems, em Campo Grande. A família não divulgou a causa da morte.

Nascida em 12 de dezembro de 1980, em Campo Grande (MS), Grazielle era filha do deputado estadual Londres Machado (PP), que está em seu 13º mandato, e da ex-prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado. Ela deixa três filhos: Giovanna e Gabriel, além de Londres Haruo (in memoriam).

Desde jovem, participou ativamente da política, tendo coordenado campanhas eleitorais do pai e atuado na articulação política junto a movimentos de jovens e mulheres na Capital e no interior do Estado.

Formada em Publicidade e Propaganda, Grazielle também atuou como empresária da comunicação e professora universitária. Sua carreira política teve início em 2004, quando foi eleita vereadora de Campo Grande com 6.273 votos, sendo a mais votada de sua coligação.

No Legislativo municipal, exerceu cargos de destaque, como presidência de comissões permanentes, vice-presidência da Câmara e primeira-secretaria da Casa, com atuação na gestão administrativa e financeira do Parlamento.

Reeleita em 2008 e 2012, desenvolveu projetos sociais como o “Conversa na Varanda”, voltado à aproximação com a população, e o “Mulheres em Ação”, com foco em políticas de saúde feminina.

Em 2014, assumiu a presidência estadual do PR Mulher, percorrendo os 79 municípios de Mato Grosso do Sul para fortalecer a participação feminina na política.

No mesmo ano, foi eleita deputada estadual com 39.374 votos, sendo a mulher mais votada da história do Estado até então. Na ALEMS, ocupou a segunda vice-presidência da Mesa Diretora por duas legislaturas.

Também presidiu a Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária e integrou comissões ligadas aos direitos da mulher, combate à violência doméstica, assistência social, seguridade social, desenvolvimento agrário e questões indígenas e quilombolas.

Em nota, o presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), destacou a contribuição da ex-parlamentar. “A política sul-mato-grossense perde uma importante representação. A ex-deputada Grazielle Machado construiu sua trajetória com dedicação à vida pública, contribuindo para o fortalecimento da participação das mulheres na política e para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS