Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 21 de Julho de 2025


Polícia Sexta-feira, 13 de Junho de 2008, 13:58 - A | A

Sexta-feira, 13 de Junho de 2008, 13h:58 - A | A

Operação Cana Brava da PF prende um em Campo Grande

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) (DA)

A Operação Cana Brava, desencadeada hoje pela Polícia Federal com apoio da Receita Federal, para desarticular uma organização criminosa do setor sucroalcooleiro que estaria, há anos, praticando atividades destinadas a fraudar o fisco e a previdência social, prendeu um dos envolvidos no esquema em Campo Grande.

Fernando Perri, natural de Araçatuba-SP, foi preso em um hotel da Capital. Além desta prisão, 16 mandados de prisão e 46 ordens de busca e apreensão foram cumpridos. Em Penápolis, 7 pessoas foram presas, entre empresários, funcionários e sócios do grupo empresarial CAP – Companhia Açucareira de Penápolis. Em São Paulo, foram presas 6 pessoas envolvidas no esquema. Também houve prisão em Promissão, Ipaussu e Avanhandava, interior de São Paulo.

A Operação teve início em outubro de 2007, quando a Policia Federal verificou que vários empresários ligados a industria sucroalcooleira e empresas de factoring estavam subfaturando contratos, comprando cana de açúcar e vendendo seus derivados à margem da contabilidade – o chamado “caixa-dois” – e blindando seus patrimônios com a utilização de empresas de fachada. Somente a dívida inscrita do CAP com a União é de mais de R$ 500 milhões, enquanto o volume da sonegação fiscal é seguramente incalculável.

Todo o material apreendido será encaminhado para a análise de peritos policiais federais. Os presos vão responder por formação de quadrilha, sonegação fiscal, apropriação indébita previdenciária, emissão de duplicatas frias e falsidade ideológica.(TV Morena)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS