O maior assentamento rural do Brasil, o Itamarati, localizado no município de Ponta Porã (que faz fronteira com o Paraguai), pode sediar grupamento aéreo da Força Nacional. A informação é do senador Delcídio do Amaral (PT), que, estará na tarde desta segunda-feira, 26, na cidade, junto com o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.
A visita está marcada para começar às 14h. A intenção é colocar a cidade no Refron (Projeto de Policiamento Especializado na Fronteira) – que, por sua vez, está embutido no Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), do governo Federal.
Conforme o parlamentar, “o governo federal manifestou o interesse de implantar a unidade em Mato Grosso do Sul, como forma de aumentar a vigilância na fronteira e ampliar o combate ao contrabando e ao tráfico de drogas”.
Delcídio afirma que os locais aqui no Estado possíveis de receber a Força partiram de sugestões suas. “Tomei a liberdade de sugerir Ponta Porã como uma das alternativas. Pelo seu poder coercitivo e por sua competência e respeitabilidade, a Força Nacional ajudará muito o nosso estado na questão da segurança e, consequentemente, ajudará o Brasil.”
Conforme dados dos movimentos ruralistas, o assentamento foi implantado em 2002 numa área de 25 mil hectares, com aproximadamente 6 mil pessoas (cerca de 1.100 famílias), organizado em quatro movimentos sociais: AMFFI , CUT (Central Única dos Trabalhadores), Fetagri(Federação dos Trabalhadores na Agricultura) e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra).
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

