Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2025


Trabalho e Renda Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2025, 11:58 - A | A

Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2025, 11h:58 - A | A

IFMS abre inscrições para especializações gratuitas em Mato Grosso do Sul

Instituto oferece cursos em Docência com ingresso no primeiro semestre de 2026

Elaine Oliveira
Capital News

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com dois editais abertos para processos seletivos de especializações gratuitas nas áreas de Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica e de Ensino de Ciências e Matemática. As oportunidades são presenciais e voltadas a profissionais com formação superior.

A especialização em Ensino de Ciências e Matemática será ofertada no campus de Campo Grande, com 50 vagas disponíveis. O curso é destinado a candidatos com diploma de graduação, licenciatura ou bacharelado, em Ciências (Química, Física ou Biologia), Matemática ou Pedagogia, com prioridade para licenciados que atuam na educação básica.

Com carga horária de 360 horas, além de 40 horas destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a especialização terá duração estimada entre 18 e 24 meses. As aulas ocorrerão no campus do IFMS, na Rua Taquari, 831, Bairro Santo Antônio, às terças e quintas-feiras, das 18h50 às 22h. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na Página do Candidato da Central de Seleção até 25 de janeiro. O início das aulas está previsto para o primeiro semestre de 2026.

Já a especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica terá inscrições abertas a partir de 5 de janeiro de 2026. O curso será ofertado nos campi de Campo Grande, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Ao todo, o IFMS disponibiliza 290 vagas em cursos de especialização presenciais para ingresso no primeiro semestre de 2026.

A seleção reserva 20% das vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) e 5% para pessoas com deficiência. Os candidatos PPI convocados deverão passar por procedimento de heteroidentificação, enquanto a comprovação da condição de pessoa indígena ou com deficiência será exigida no ato da matrícula.

No momento da inscrição, o candidato deve indicar a categoria de prioridade e anexar a documentação exigida no edital, como diploma e comprovante de atuação docente, quando aplicável. A seleção ocorrerá em duas etapas: análise documental e sorteio eletrônico.

Os editais completos, com regras e cronogramas, estão disponíveis na Central de Seleção do IFMS. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected].

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS