Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Opinião Quarta-feira, 27 de Maio de 2020, 14:46 - A | A

Quarta-feira, 27 de Maio de 2020, 14h:46 - A | A

Opinião

Como estudar em casa na quarentena

Por Leonardo Chucrute*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

O momento agora é extremamente importante no combate ao coronavírus. Com as medidas adotadas para que as crianças fiquem em casa, os estudos são feitos através da internet. Para isso, professores e alunos estão tendo que se adaptar. É muito importante que o aluno mantenha a disciplina de estudos, se dedique e acredite que isso vai passar.

Divulgação

Leonardo Chucrute - Artigo

Leonardo Chucrute

 

A maior dificuldade de estudar em casa é não ter um tutor, um orientador, um professor ou alguém estudando lado a lado. Alguns alunos podem sentir desânimo por esse motivo. Por exemplo, caso ele tenha uma dúvida, o professor não vai estar ali presente fisicamente para esclarecer o assunto. A internet nesse momento de dúvida também pode acabar desviando a atenção do estudante, pois ele acaba entrando em uma mídia social ou vendo algo que não tem ligação com a matéria e a dúvida dele.

Com isso, ele corre o risco de perder o foco. Durante a quarentena, o aluno precisa se conscientizar que é algo passageiro e que é importante que se dedique e se adapte à nova realidade para não perder tempo. Manter o foco é o grande segredo.

Outro ponto importante é ter disciplina e criar uma rotina. O aluno não pode se entregar a “joguinhos” e séries de plataformas online. Ele precisa ter uma rotina responsável com os estudos. Oriento meus alunos a acordarem cedo, que se arrumem como se fosse para a escola. Devemos ‘dizer’ ao nosso cérebro que ele deve continuar trabalhando normalmente.

Para saber o que estudar, fique de olho nos conteúdos disponibilizados pela sua escola, pegue a grade escolar e estude como se estivesse na escola. Não deixe de fazer a tarefa de casa, até porque você já está em casa. Aproveite também várias dicas que estão sendo dadas e divulgadas por muitos professores no YouTube.  Não desanime, persista e acredite.

O estudo é algo muito importante para que nesse momento a criança e o adolescente possam ocupar seu tempo e se distrair de notícias ruins. Tenho distribuído material gratuito lá no meu canal do YouTube. E torço para que esse momento passe o mais rápido possível. Mas enquanto isso não acontece fique em casa.

 

 

*Leonardo Chucrute

Diretor-geral do Colégio e Curso Progressão, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e Autor de livros didáticos.

 

 

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS