Campo Grande/MS, Segunda-Feira, 15 de Agosto de 2022 |
27˚
(67) 3042-4141
Nacional
Domingo, 26 de Junho de 2022, 10h:47
Tamanho do texto A - A+

Vacinas oferecidas gratuitamente pelo SUS

Conheça melhor o SUS, um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, nessa série de podcasts ancoradas por Fabi Costa, uma conversa descontraída misturando números e histórias reais

Brasil 61

Rovena Rosa/Agência Brasil

Vacinas oferecidas gratuitamente pelo SUS

Olá, gente, tudo bem com vocês? Fabi Costa aqui pra mais um episódio da série de podcasts Onde tem SUS, tem Vacina!

Sabe qual o tema deste episódio? As vacinas oferecidas pelo SUS!

Gente, o Programa Nacional de Imunizações tem quase cinquenta anos de existência. É quase meio século salvando vidas e promovendo a saúde.

Graças a ele, a gente já eliminou, a poliomielite, a rubéola e o tétano neonatal como problema de saúde pública no nosso país! Então, quando o assunto é vacina, o Brasil dá aula!

Hoje, um dos nossos maiores esforços de vacinação tem sido, sem dúvida, a covid-19. Até agora, mais de 86% da população brasileira já foi vacinada com pelo menos duas doses contra a covid-19. Isso significa mais de 182 milhões de pessoas. São mais de 446 milhões de doses de vacinas aplicadas.

Gente, é pra se orgulhar ou não é?

Vamos ouvir o que o médico infectologista Dr. Trajano diz sobre a vacinação no Brasil.

"O Brasil é referência quando se fala em saúde pública. É um case mundial de prevenção, tratamento de cuidados necessários oferecidos para uma população continental. E com a vacinação contra a Covid-19, ficou evidente a importância do nosso Sistema Único de Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações. Não é fácil vacinar tantas pessoas, em tão pouco tempo, em tantos lugares diferentes. E essa conquista é nossa, o que é motivo de orgulho para todo brasileiro."
 
É vacina atrás de vacina, gente. E não é só Covid-19 não. Tem também tuberculose, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, influenza, Hepatite A e B, sarampo, caxumba, rubéola e muitas outras doenças. Ao todo, são 19 vacinas disponíveis gratuitamente para nossa população.

E quem vive na pele a experiência de ter seu bebezinho vacinado, sabe o alívio que a vacina dá, não é não, dona Carla, conta pra gente?

"Ai, vacina é bênção. Meu bebezinho tá aqui, firme e forte, todo saudável e vacinado. Afinal de contas, quem ama, protege, né? A gente veio aqui na Unidade de Saúde, as vacinas foram aplicadas e fomos muito bem atendidos. Agora é comemorar a vida com a carteira de vacinação atualizada!"
 
Pois é, gente, então o recado tá dado. Vamos todos atualizar nossa carteira de vacinação.

E você já sabe: onde tem SUS, tem vacina!

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix