Campo Grande 00:00:00 Domingo, 09 de Agosto de 2026


Nacional Quinta-feira, 12 de Maio de 2016, 19:54 - A | A

Quinta-feira, 12 de Maio de 2016, 19h:54 - A | A

Novo governo

Ex-líder do governo no Senado, Romero Jucá é o novo ministro do Planejamento

Agência Brasil
A. M.

Agência Senado

Ex-líder do governo no Senado, Romero Jucá é o novo ministro do Planejamento

Romero Jucá, ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

O novo ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Romero Jucá, é senador pelo PMDB de Roraima. Ele assumiu o terceiro mandato consecutivo em fevereiro de 2012. Foi líder do governo no Senado, designado pelos presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT). Assumiu a presidência do PMDB em 5 de abril deste ano. Foi relator-geral do Orçamento da União nos anos de 2005 e 2013 e atualmente é vice-presidente do Senado e relator da comissão mista que debate a regulamentação de dispositivos da Constituição Federal.

Jucá é titular de cinco comissões permanentes do Senado: Constituição e Justiça (CCJ), Assuntos Econômicos (CAE), Meio Ambiente (CMA), Educação (CE) e Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Além dessas, participa, como suplente, das comissões de Assuntos Sociais (CAS), Relações Exteriores e Defesa Nacional ( CRE), Serviços de Infraestrutura (CI) e da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

Pernambucano, Romero Jucá nasceu no Recife, estudou Economia na Universidade Católica de Pernambuco e fez pós-graduação em Engenharia Econômica. Ainda no Recife, foi diretor da Secretaria de Educação do Estado. Em 1984, foi secretário extraordinário de Coordenação da Prefeitura do Recife. Também trabalhou como professor universitário, gerente e diretor de órgãos públicos e privados. Em 1985, presidiu a Fundação Projeto Rondon e, no mesmo ano, foi secretário-executivo da Comissão Interministerial de Educação e Desenvolvimento Regional.

Em 1986, Romero Jucá presidiu a Fundação Nacional do Índio (Funai). Em 1988, foi nomeado pelo presidente José Sarney e aprovado pelo Senado para ser governador do então território de Roraima. Em 1992, o senador a diretoria de Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o cargo de secretário nacional de Habitação do governo federal. Em 1994, foi eleito senador pela primeira vez.

Integrou conselhos deliberativos de instituições como Suframa e Sudene. Em 2005, ocupou o Ministério da Previdência Social no governo do presidente Lula.

Para André Perfeito, economista da Gradual Investimentos, Jucá é uma pessoa que tem perfil político e pode auxiliar muito na aprovação de projetos de interesse do governo no Congresso Nacional. “Os interlocutores de Temer têm informado que ele fará um ajuste importante. Isso implica mudanças na Desvinculação de Receitas da União (DRU), criação de impostos etc. Tudo isso implica em um controle bastante apurado no Congresso”, disse. Perfeito vê restrições pelo fato de o senador ser investigado na Operação Lava Jato.

Por meio da assessoria de imprensa, o senador Romero Jucá negou qualquer envolvimento com operações ilegais na Petrobras. “Todas as doações para o PMDB em campanhas no estado de Roraima foram feitas dentro da lei e aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, afirmou.


 • • • • •

 • REDES SOCIAIS •

Perfis
Facebook • @CapitalNews
Twitter • @CapitalNews
Instagram • @CapitalNews
 Google News • Capital News

Threads • @CapitalNews
TikTok • @capitalnews.com.br
Bluesky • @capitalnews.bsky.social
 YouTube • @CapitalNEWScombr
LinkedIn • Capital News
Telegram • @CapitalNews

Canal no WhatsApp
Capital News

• • • • •

Grupos no Facebook
• Notícias de Campo Grande e do Mato Grosso Do Sul
• Concursos em Campo Grande e Mato Grosso do Sul
• Emprego & Oportunidades - Campo Grande e Mato Grosso do Sul
• Esporte MS
• Plantão Policial MS

Canais no Telegram
• Notícias de Campo Grande e do Mato Grosso Do Sul
• Emprego & Oportunidades
• Concursos

• • • • •

REPORTAR NEWS
Whatsapp • 6730424141
Telegram • @ReportarNews

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS