Uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) vai investigar o desaparecimento de jovens negros na próxima quinta-feira (26) na Câmara Federal. O objetivo é apurar as razões e consequências econômicas da violência, morte e desaparecimento de negros no Brasil.
De acordo com o Mapa da Violência em 2014, o Brasil é o país que mais mata no mundo dendê 1980 até 2012 a taxa de homicídios aumentou em 148,5% totalizando mais de 1,2 milhões de vítimas.
Os números expõem a vulnerabilidade diária vivida por 26% da população formada por jovens de 15 a 29 anos, em sua maioria negros, do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos.
Pesquisa recente feita pela Secretaria Nacional de Juventude aponta que 51% dos jovens ouvidos em todos os estados, em cidades de pequeno, médio e grande porte, e em todos os estratos sociais, já perderam uma pessoa próxima de forma violenta.
A CPI, que tem o apoio de 188 parlamentares, número superior aos 171 necessários para a sua criação, será constituída de onze deputados federais e igual número de suplentes, obedecendo-se o princípio da proporcionalidade partidária, e terá um prazo de 120 dias para concluir os trabalhos.
• • • • •
• REDES SOCIAIS •
|
• REPORTAR NEWS • |


