Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Nacional Quarta-feira, 22 de Abril de 2020, 15:29 - A | A

Quarta-feira, 22 de Abril de 2020, 15h:29 - A | A

Covid-19

ANP estabelece medidas para exploração e produção de petróleo

Resoluções têm validade durante período de emergência de saúde

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Petrobras

Produção de petróleo cresce 4,8% em dezembro, mas cai 1% em 2018

 

Foi estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) novos procedimentos a serem adotados pelas empresas que atuam em atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural. Por meio da Resolução nº 815/2020, a ANP permite a prorrogação dos contratos de exploração e produção por nove meses. “Trata-se de relevante medida emergencial no atual cenário para minimizar os impactos no setor de exploração de petróleo e gás natural”, informa a agência reguladora.

 

As mudanças são enquanto perdurarem as medidas temporárias de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (covid-19). Conforme a Agência Brasil, já a Resolução ANP nº 816/2020 estabelece medidas referentes à flexibilização de algumas obrigações contratuais na fase de exploração e na fase de produção, incluindo acesso ao Banco de Dados de Exploração e Produção da ANP, segurança operacional e meio ambiente, preço de referência do gás natural, investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e também ao conteúdo local.

 

Novo regulamento suspende os prazos dos contratos de adesão para acesso ao Banco de Dados de Exploração e Produção. Ainda segundo as novas medidas, fica prorrogado para 30 dias após o encerramento da vigência da resolução o prazo para entrega da análise composicional do gás natural, para fins de valoração do seu preço de referência (para o cálculo das participações governamentais).

 

Medidas também contemplam a prorrogação da data máxima de realização de investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que visem a cumprir as obrigações geradas por parte das empresas petrolíferas no ano de referência de 2019. Os investimentos em PD&I estão previstos em cláusula dos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural. A resolução também adia a data de entrega dos relatórios de conteúdo local, de gastos trimestrais e trimestrais de certificação.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS