Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 18 de Agosto de 2025


Internacional Segunda-feira, 18 de Agosto de 2025, 09:43 - A | A

Segunda-feira, 18 de Agosto de 2025, 09h:43 - A | A

Economia

Mais de 75% das exportações brasileiras aos EUA enfrentam tarifas extras

Setores mais afetados pela sobretaxa são vestuário e acessórios (14,6%), máquinas e equipamentos (11,2%) e produtos têxteis (10,4%), aponta estudo da CNI

Brasil 61
Tácido Rodrigues

Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a maior parte das exportações brasileiras aos Estados Unidos — principal mercado da indústria de transformação nacional — está sujeita a tarifas adicionais, fruto de medidas protecionistas adotadas pelo presidente Donald Trump.

Segundo o estudo, 77,8% da pauta exportadora brasileira para os EUA enfrentam algum tipo de taxação extra, incluindo tarifas de 10%, 40% e as previstas na Seção 232 do Trade Expansion Act, que impõe alíquotas de 25% e 50%. Essas sobretaxas afetam especialmente produtos como aço, alumínio, cobre, veículos e autopeças.

“Os setores com maior número de produtos exportados afetados pela sobretaxa combinada de 50% seriam: vestuário e acessórios (14,6%), máquinas e equipamentos (11,2%), produtos têxteis (10,4%), alimentos (9,0%), químicos (8,7%) e couro e calçados (5,7%)”, aponta a entidade.

A gerente de Comércio e Integração Internacional da CNI, Constanza Negri, estima que a cobrança por parte dos norte-americanos poderá ter um impacto negativo na economia brasileira. “Em um cenário de aumento de alíquota de 50% adicional para as exportações brasileiras, estamos falando de um impacto negativo no PIB brasileiro de R$ 20 bilhões e nos empregos para a indústria em torno de 30 mil”, afirma.

A análise foi feita com base em dados da United States International Trade Commission (USITC), usando o código tarifário norte-americano em nível detalhado (10 dígitos), o que permitiu identificar com precisão os itens afetados pelas diferentes ordens executivas emitidas nos últimos anos.

Plano de contingência

Para José Velloso, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o plano de contingência que está sendo elaborado pelo governo brasileiro para dar sobrevida às empresas é tão importante quanto as medidas adotadas durante a pandemia de covid-19.

“As medidas em desenvolvimento pelo governo brasileiro são cruciais para dar fôlego às empresas, abrangendo aspectos como capital de giro, crédito e questões tributárias e trabalhistas”, ressalta. O segmento representa 20% do total de US$ 18 bilhões em produtos brasileiros impactados pela medida americana.

Constanza Negri acrescenta que no caso do setor de máquinas e equipamentos, embora vários produtos apareçam na lista de isenções, a não tributação só se dará no caso em que os produtos sejam utilizados para o setor de aviação civil.

“O setor de máquinas e equipamentos é um dos principais na nossa pauta de exportação para os Estados Unidos, que ainda está sujeito a alíquota de 50%, em alguns casos, se a gente for lembrar que o Brasil já é sujeito a uma alíquota de 10% na medida que foi anunciada [pelos EUA] em abril”, pondera.

Lista de propostas

Na tentativa de amenizar os prejuízos, a CNI apresentou uma lista com oito propostas à equipe econômica do governo, entre elas linhas de crédito subsidiadas, aumento do prazo para liquidação de contratos de câmbio, aplicação do direito provisório de exportar produtos a preços inferiores ao valor justo de mercado (dumping), adiamento no prazo de pagamento de tributos federais e a reativação do Programa Seguro-Emprego (PSE).

“Buscamos, com isso, mitigar os efeitos econômicos adversos aos setores afetados pelas barreiras, preservar a capacidade exportadora das empresas brasileiras e garantir a continuidade das operações internacionais em um cenário de alta imprevisibilidade”, defende o presidente da CNI, Ricardo Alban.

Disponível em: brasil61.com


 • • • • •

 • REDES SOCIAIS •

Perfis
Facebook • @CapitalNews
Twitter • @CapitalNews
Instagram • @CapitalNews
 Google News • Capital News

Threads • @CapitalNews
TikTok • @capitalnews.com.br
Bluesky • @capitalnews.bsky.social
 YouTube • @CapitalNEWScombr
LinkedIn • Capital News
Telegram • @CapitalNews

Canal no WhatsApp
Capital News

• • • • •

Grupos no Facebook
• Notícias de Campo Grande e do Mato Grosso Do Sul
• Concursos em Campo Grande e Mato Grosso do Sul
• Emprego & Oportunidades - Campo Grande e Mato Grosso do Sul
• Esporte MS
• Plantão Policial MS

Canais no Telegram
• Notícias de Campo Grande e do Mato Grosso Do Sul
• Emprego & Oportunidades
• Concursos

• • • • •

REPORTAR NEWS
Whatsapp • 6730424141
Telegram • @ReportarNews

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS